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Mercado

O novo luxo: dormir em mansões multimilionárias antes de comprar

Estratégia busca contornar preços supervalorizados e impostos extras sobre os imóveis

Por Sydney Lake, da Fortune

30/08/2025 | 3:00 Atualização: 30/08/2025 | 16:46

No mercado de habitação de luxo de hoje, tornou-se cada vez mais difícil vender pelo que o proprietário pode pensar que a casa vale - e até vendedores de alto perfil foram forçados a reduzir os preços de suas megamansões.  Mansão de Ben Affleck e Jennifer Lopez (Foto: Divulgação theagencyre.com)
No mercado de habitação de luxo de hoje, tornou-se cada vez mais difícil vender pelo que o proprietário pode pensar que a casa vale - e até vendedores de alto perfil foram forçados a reduzir os preços de suas megamansões. Mansão de Ben Affleck e Jennifer Lopez (Foto: Divulgação theagencyre.com)

No mercado de imóveis de luxo, vender uma casa pelo valor que o proprietário imagina tornou-se cada vez mais difícil — até mesmo vendedores de alto perfil têm sido obrigados a reduzir o preço de suas megamansões.

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Com os preços dos imóveis e as taxas de hipoteca em patamares elevados, os compradores estão avaliando cada aquisição com mais cuidado do que nunca. Além disso, em vários mercados de luxo, impostos adicionais sobre “mansões” encarecem ainda mais o custo de compra.

Julian Johnston, um agente imobiliário do The Corcoran Group em Miami, disse que esta é uma tendência que ele está vendo com mais frequência no mercado de imóveis luxo, à medida que vendedores e agentes são forçados a se tornarem mais abertos a estratégias criativas como ajustes de preços e campanhas de marketing únicas para se destacarem.

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“No setor de luxo, onde os compradores muitas vezes têm os meios e o tempo para esperar pela propriedade certa, qualquer coisa que desperte atenção e diferencie uma casa de sua concorrência pode ajudar a mover o mercado para frente”, Johnston disse à Fortune.

O Wall Street Journal relatou sobre essa tendência pela primeira vez no início desta semana (24), oferecendo o exemplo de uma mansão avaliada em US$ 60 milhões onde o proprietário permitiu que um casal do exterior ficasse na casa por dois meses a US$ 250 mil por mês antes de fazer uma oferta.

Eric Albert, o proprietário da casa, disse ao WSJ que os compradores em potencial queriam ter certeza de que a casa era confortável para eles e garantir que era do tamanho e layout adequados para eles.

“Se vai pagar US$ 60 milhões, você deveria experimentar antes de comprar”, disse Albert. “É uma coisa inteligente a se fazer.”

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Embora Johnston tenha dito à Fortune que ele ainda não está vendo isso acontecer com a maioria dos anúncios, “certamente está ganhando tração em mercados de alta qualidade onde os compradores são mais seletivos.”

Outros especialistas imobiliários, no entanto, veem isso como potencialmente um movimento de desespero para os vendedores – e um sinal de que algumas casas de luxo estão supervalorizadas.

“Dormir na casa para ter uma ideia dela é um dos conceitos mais estranhos que já ouvi”, disse Simon Isaacs, fundador da firma de luxo Simon Isaacs Real Estate, baseada em Palm Beach, Flórida, à Fortune. “Isso não significa que não vá acontecer. Coisas mais estranhas aconteceram.”

O mercado de imóveis de luxo congelado

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Nos últimos anos, houve vários casos notáveis de pessoas de alto perfil sendo forçadas a reduzir o preço de suas luxuosas casas. Em abril de 2024, o magnata da mídia bilionário Rupert Murdoch reduziu drasticamente o preço de seu apartamento em Manhattan em 40%, para US$ 38,5 milhões. Isso não apenas significou que ele acabou anunciando o imóvel por muito menos do que queria, mas também acabou perdendo dinheiro, pois comprou a propriedade por US$ 57,9 milhões em 2014.

Então, em maio, Jennifer Lopez e Ben Affleck reduziram o preço de sua megamansão de Beverly Hills de US$ 60 milhões em mais de US$ 8 milhões. Mais recentemente, o fundador bilionário da Oakley sunglasses tornou-se a última vítima do lento mercado de habitação de luxo ao relistar sua mansão em Beverly Hills por US$ 65 milhões, abaixo do preço de listagem original de US$ 68 milhões de junho de 2024.

Esses poucos exemplos mostram que, embora não estejamos completamente fora de um mercado de vendedores, as marés estão virando a favor dos compradores à medida que os anúncios permanecem no mercado por mais tempo e os cortes de preços se tornam mais comuns, de acordo com o Realtor.com.

“Metros quadrados e status de celebridade não justificam mais preços inflacionados”, disse Anthony Luna, CEO da consultoria imobiliária baseada em LA, Coastline Equity, à Fortune. “Os compradores querem design inteligente, sistemas atualizados e valor a longo prazo.”

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Enquanto isso, compradores e vendedores de luxo também têm que lidar com impostos sobre mansões em alguns mercados. O imposto sobre mansões em LA, por exemplo, aplica um imposto adicional de 4% sobre vendas de propriedades de pelo menos US$ 5 milhões e um imposto de 5,5% para propriedades acima de US$ 10 milhões, complicando ainda mais as vendas e precificação de imóveis.

O imposto, que geralmente é pago pelo vendedor, é separado do preço de venda de uma casa e pode ser uma “quantidade massiva de dinheiro”, disse a estrela de Selling Sunset e agente do Oppenheim Group, Emma Hernan, em entrevista à Fortune. Ela descreveu isso como um “pesadelo” para vendedores e agentes.

Um dos exemplos mais recentes de municípios considerando impostos sobre mansões é Cape Cod. Já um dos mercados de habitação mais caros dos EUA, onde as casas muitas vezes excedem US$ 1 milhão, de acordo com os serviços domésticos de Warren Buffett’s Berkshire Hathaway, está prestes a ficar mais caro para proprietários de luxo.

Legisladores de Cape Cod estão considerando um imposto sobre proprietários ricos que adicionaria uma sobretaxa extra de 2% sobre vendas de casas de luxo acima de US$ 2 milhões.Considerando esses fatores, os proprietários de imóveis de luxo terão que ser mais atentos do que nunca ao precificar suas propriedades.

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A razão pela qual há tantas quedas de preços no setor de luxo é “eles foram mal precificados desde o início”, disse Isaacs.

“Todo mundo tem uma expectativa do que sua casa vale, e corretores imobiliários que estão no campo mostrando pessoas todos os dias têm uma melhor compreensão do que as pessoas querem, qual é o apetite dos compradores e em que as coisas são gastas”, ele disse. “Algumas coisas eles estão dispostos a gastar [em], e algumas coisas não.”

Esta história foi originalmente apresentada em Fortune.com e foi traduzida com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

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