Os mercados começam a semana digerindo os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês, dado de atividade econômica) de serviços de vários países, entre eles China, Estados Unidos, Brasil, além das principais economias da Europa. A inflação brasileira medida pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de maio e pelo Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI) são os destaques antes do feriado de Corpus Christi, na quinta-feira (8), quando os mercados ficam fechados e reabrem só na sexta-feira (9).
Leia também
A falta de direção única nas bolsas lá fora pode trazer volatilidade ao Ibovespa nesta segunda-feira (5), que subiu aos 112.558,15 pontos na sexta-feira, maior nível de fechamento desde 31 de janeiro. Os investidores podem realizar lucros na Bolsa após o principal índice da B3 acumular valorização diária de 1,80% na sessão anterior e semanal de 1,49% – a sexta seguida, mais longa marca desde o fim de 2020.
A tramitação do arcabouço fiscal no Senado também está sendo aguardada, mas sem data de votação em plenário definida. Ainda, o presidente do Banco Central (BC), Roberto Campos Neto, e o diretor de Política Econômica e de Política Monetária da instituição, Diogo Guillen, proferem palestras nesta segunda-feira (5).
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
O petróleo sobe mais de 1,5% após a Arábia Saudita decidir cortar sua produção em mais 1 milhão de barris por dia de forma unilateral, em contraste com a postura da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+), que decidiu neste domingo manter a atual meta de produção do grupo até o final do ano.
As bolsas internacionais mostram sinais mistos, enquanto os juros dos Treasuries (títulos de renda fixa de dívida pública do governo norte-americano) e o dólar ante outras divisas principais sobem.
A presidente do Banco Central Europeu (BCE), Christine Lagarde, discursa em evento hoje, e os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) começam o período de silêncio que antecede a reunião de política monetária dos dias 13 e 14 de junho.
Agenda
O IPCA de maio será publicado na quarta-feira e o IGP-DI, na terça-feira. O Supremo Tribunal Federal (STF) retomará o julgamento sobre o do marco temporal, que limita a demarcação de terras dos povos originários no País, na quarta-feira. Hoje serão divulgados o boletim Focus (8h30), os PMIs composto e de serviços do Brasil em maio (10h).
A Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima) e a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) realizam encontro em São Paulo, para discutir o marco regulatório dos fundos de investimentos (8h30).
O presidente do Banco Central, Roberto Campos Neto (14h30), e o diretor de Política Econômica e de Política Monetária, Diogo Guillen (12h) proferem palestras. O Banco Central inicia lives semanais interativas e o tema de hoje é sobre inflação, o Comitê de Política Monetária (Copom) e a taxa Selic (14h).
Os PMIs de Serviços dos EUA em maio medidos pela S&PGlobal (10h45) e ISM (11h), além das encomendas à indústria em abril (11h), estão programados nesta segunda-feira. Também a presidente do BCE, Christine Lagarde (10h) e a dirigente do Fed de Cleveland, Loretta Mester (14h30), discursam em eventos.
Publicidade
Nos próximos dias, o Banco Mundial publica o Relatório de Prospectos Econômicos Globais na terça-feira e a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) também divulga documento sobre perspectivas econômicas, na quarta-feira.
O Japão (quarta) e a Zona do Euro (quinta) divulgam o Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre. Os Bancos Centrais da Austrália (terça), Canadá (quarta), Índia, Peru (quinta) e Rússia (sexta) anunciam decisões de política monetária.
A China informa a balança comercial em maio, na quarta, e os dados de inflação ao consumidor (CPI) e ao produtor (PPI) em abril, na quinta-feira.
* Com informações do Broadcast
Publicidade