O que este conteúdo fez por você?
- As principais instituições financeiras analisadas pelo TradeMap e que pagaram dividendos nos últimos cinco anos de forma regular foram apenas três: Itaú, Santander e Bradesco
- A consistência e a regularidade por longos períodos são dois atributos que podem ajudar na identificação das melhores companhias nesse quesito
- As ações do Santander mostraram o melhor Dividend Yield dos últimos cinco anos
Ao investir na bolsa de valores, a recomendação sempre será diversificar a carteiras de ativos. Essa regra também não muda quando se trata de aplicar em companhias que distribuem dividendos. Mas como identificar uma empresa boa pagadora de dividendos?
Leia também
Este foi o questionamento de Einar Rivero, head comercial do TradeMap, em sua mais recente coluna publicada no E-Investidor. Ele reforça que a consistência e a regularidade por longos períodos são dois atributos que podem ajudar na identificação das melhores pagadoras de dividendos. Com base nesse princípio, Rivero levantou quais foram as ações que distribuíram proventos em todos os trimestres dos últimos 5 anos.
Entre as 243 ações listadas na B3, com volume financeiro diário superior a R$ 1 milhão nos últimos 12 meses, apenas oito distribuíram dividendos nos últimos 20 últimos trimestres, sendo sete do setor bancário.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Considerando somente os bancos, a média de Dividend Yield (DY), indicador que mede a performance da empresa de acordo com os proventos pagos a seus acionistas, foi de 1,13% nesse intervalo.
A ação preferencial do Santander (SANB4) apresentou a melhor média de DY dos últimos cinco anos, com 1,56% por trimestre. A unit do próprio banco (SANB11) aparece em sequência, com 1,53%, seguida pela ação ordinária (SANB3), com 1,48%.
Já o Itaú Unibanco (ITUB3) registrou uma média de DY 1,30%, seguida pela ação ordinária do Bradesco (BBDC3), com uma média de 1,21% de DY oir trimestre. A ação preferencial do Bradesco (BBDC4), por sua vez, registrou DY trimestral de 1,19%, enquanto a preferencial do Itaú Unibanco (ITUB4) fechou a lista dos bancos, com 1,13%.
Por fim, a ação ordinária da Odontoprev (ODPV3), a única da seleção fora do setor bancário, possui uma média de Dividend Yield de 0,82% nos últimos 20 trimestres.
Publicidade
<