Mercado

Reino Unido: crise, saída de Boris e morte da rainha. E o investidor?

A morte de Elizabeth II se junta à troca no cargo de primeiro-ministro, queda da libra e crise na Europa

Reino Unido: crise, saída de Boris e morte da rainha. E o investidor?
A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história britânica, morreu aos 96 anos. (Foto: Yui Mok/AP)
  • A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido, morreu “pacificamente” aos 96 anos informou o Palácio de Buckingham
  • O Reino Unido possui um plano de longa data preparado para a ocasião, que define o que deve acontecer nos próximos 10 dias, desde os preparativos do funeral aos primeiros compromissos oficiais de Charles, filho mais velho de Elizabeth II e sucessor ao trono, como rei
  • A morte da rainha entra na conta de uma série de instabilidades que já vinham acontecendo no Reino Unido, com troca no cargo de primeiro-ministro, queda de libra e crise econômica e energética na Europa

A rainha Elizabeth II, a monarca com o reinado mais longo da história do Reino Unido, morreu “pacificamente” aos 96 anos, informou o Palácio de Buckingham na tarde desta quinta-feira (8). O estado de saúde da rainha já estava sob os holofotes desde quando, pela manhã, o Palácio informou que os médicos estavam preocupados com a saúde da rainha.

O Reino Unido possui um plano de longa data preparado para a ocasião, chamado de “London Bridge is Down” ou “Operação London Bridge”. O protocolo define exatamente o que deve acontecer nos próximos 10 dias, desde os preparativos do funeral aos primeiros compromissos oficiais do príncipe Charles, filho mais velho de Elizabeth II e sucessor ao trono, agora como rei aos 73 anos.

A morte da rainha Elizabeth II entra na conta de uma série de instabilidades que já vinham acontecendo no Reino Unido.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na segunda-feira (5), Liz Truss, ex-ministra das relações exteriores de Boris Johnson, foi eleita primeira-ministra da nação depois que o premiê renunciou ao cargo. Johnson permaneceu no comando do governo inglês por pouco mais de três anos, mas se viu pressionado a renunciar após estourarem notícias de festas clandestinas realizadas pelo ex-primeiro-ministro na residência oficial de Downing Street, durante o período de lockdown no Reino Unido.

Tudo isso enquanto o Reino Unido tenta se fortalecer fora da União Europeia e em meio a uma crise econômica que toma o velho continente. Uma união de fatores, de pandemia da covid-19 à guerra entre Rússia e Ucrânia, que faz a inflação estar em alta por lá. “Liz Truss tem um difícil trabalho pela frente, pois pega o governo com uma crise institucional muito grande. Teve o Boris Johnson caindo por causa de escândalo, um cenário inflacionário difícil com o inverno pela frente, e agora morreu a monarca”, diz Pedro Tiezzi, analista de investimentos da SVN.

Essa toada de instabilidades já vinha penalizando a libra esterlina, moeda oficial do Reino Unido. Na segunda-feira (5), data da transição entre Johnson e Truss, a moeda recuou ao menor nível em 37 anos em relação ao dólar, valendo US$ 1,14 – o valor mais baixo desde 1985, de acordo com a Dow Jones Newswires. A queda aconteceu em meio aos temores de que o corte no fornecimento de gás russo à Europa empurre a economia britânica a um quadro de recessão grave.

E o investidor brasileiro nessa?

A princípio, a Bolsa de Londres vai ficar fechada somente por um dia, mas a imprensa britânica está relatando que o pregão poderia ser interrompido “potencialmente por vários dias”. Com todos esses fatores em jogo, o investidor brasileiro pode estar se perguntando se a situação do Reino Unido impacta de alguma forma seus investimentos no Brasil. Neste primeiro momento, muito provavelmente não.

A repercussão em termos econômicos da morte da rainha é muito baixa. Apesar de muito lamentável, não dá para dizer que é uma surpresa, muitas de suas funções já tinham sido passadas para o filho e para o neto”, pontua Mauro Morelli, estrategista chefe da Davos Investimentos. Para o especialista, a troca da primeira-ministra é muito mais importante em termos econômicos do que o falecimento da monarca, que não deve repercutir na economia do Reino Unido e, menos ainda, na economia de outros países como o Brasil.

Para Rodrigo Jolig, CoCEO e portfólio manager global da Alphatree Capital, o novo governo de Truss está com “pinta” que vai aumentar gastos para tentar controlar o aumento dos preços de energia. “Nós aqui no Brasil sabemos muito bem como foi a experiência de 2014 e que isso não vai acabar bem. Lá no Reino Unido, a confiança está extremamente baixa, com juros subindo e a moeda apanhando. Mas parece ser um problema bem específico do Reino Unido, não vejo impactos diretos sobre os ativos brasileiros”, diz.

Publicidade

Visto que o agora rei Charles tem pouco poder sobre a política do Reino Unido, é na nova primeira-ministra Truss que o mercado está de olho. “Em termos de política monetária e econômica, a morte da rainha não muda nada. Está na mão da Liz, que assumiu o partido conservador, tomar decisões de maior impacto”, destaca Fabio Fares, especialista em análise macro da Quantzed.

Outra coisa que está no foco do mercado é a trajetória de juros por lá. Nesta quinta-feira (8), o Banco Central Europeu (BCE) anunciou uma alta de 75 pontos-base na taxa de juros europeia. O banco central inglês já tinha se adiantado, com a taxa atualmente em 1,75% e expectativa de um ajuste de 0,5 pontos percentuais na próxima reunião.

Para Mario Goulart, analista e criador do canal do Youtube “O Analisto”, o cenário no Reino Unido preocupa mais pelo fator macroeconômico, comum a outras economias desenvolvidas como os Estados Unidos. “A Inglaterra está sofrendo com a inflação, os preços de energia estão pela hora da morte e o BC tem que lidar com isso. O BCE hoje fez o seu aumento, sinalizando que podem vir novas altas, e noos EUA, o Federal Reserve também diz que a subida dos juros não vai parar. O cenário externo preocupa um pouco”, diz./COLABOROU ABEL FERREIRA

 

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos