Mercado

O que o investidor pode e deve esperar do próximo ano

Os fatores fiscais e a volatilidade dos ativos devem continuar dando o tom do ano que se inicia

O que o investidor pode e deve esperar do próximo ano
Os fatores fiscais e a volatilidade dos ativos devem continuar dando o tom do ano que se inicia. Foto: Envato
  • Como a taxa básica de juros deve chegar aos dois dígitos em 2022, há oportunidades para os investidores na renda fixa

Os fatores fiscais e a volatilidade dos ativos devem continuar dando o tom do ano que se inicia, principalmente com inflação e juros altos e uma eleição presidencial polarizada. No entanto, planejamento, paciência e diversificação das carteiras são o melhor antídoto para não perder dinheiro em um cenário adverso.

O sinal de alerta é dado por Sigrid Guimarães, CEO da Alocc Gestão Patrimonial. “Em um ano eleitoral, o mais importante é não deixar o otimismo ou pessimismo do efeito manada corroer os investimentos”, ressalta, lembrando que no início de 2021 a taxa de juros estava em 2%, o que fez com que muitos investidores aumentassem a exposição ao mercado acionário. Com a taxa de juros a 9,25%, a renda fixa voltou aos holofotes.

Como a taxa básica de juros deve chegar aos dois dígitos em 2022, há oportunidades para os investidores na renda fixa.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O E-Investidor ouviu uma série de especialistas para este especial de reportagens que reúne as melhores indicações de investimentos para 2022. Por enquanto, apenas um spoiler: segundo a CEO da Me Poupe, Nathalia Arcuri, algumas opções de Tesouro IPCA e Prefixado estão rendendo acima da poupança e podem ser interessantes.

No especial Onde Investir em 2022, a revista eletrônica que você pode baixar gratuitamente aqui, você encontra a análise completa dos especialistas sobre o que esperar do mercado financeiro no próximo ano. Baixe agora gratuitamente: Onde Investir em 2022.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos