Comportamento

Investimentos no Google: as buscas dos brasileiros em 2021

Levantamento exclusivo mostra que termos relacionados à renda fixa tiveram o maior destaque do ano

Investimentos no Google: as buscas dos brasileiros em 2021
Investimentos mais conservadores foram os termos de maior crescimento entre as pesquisas de 2020 para 2021 segundo o Google Foto: Envato Elements
  • Investimento em CDB foi o termo sobre investimentos com mais crescimento entre as pesquisas no Google em 2021 comparado ao ano anterior
  • Taxa Selic e poupança também tiveram destaque no ano em que a taxa básica de juros creceu 7,25 pontos percentuais
  • "O que significa o aumento da taxa Selic?" , "Taxa Selic alta é bom?" e " Onde investir com a alta da Selic?" foram as principais perguntas com aumento repentino em dezembro deste ano após as sete altas consecutivas feitas pelo Copom

Temas relacionados a investimentos foram bastante pesquisados pelos brasileiros no Google em 2021. De acordo com um levantamento realizado pela plataforma com exclusividade para o E-Investidor, os termos “Investimento CDB”, “Investimento Renda Fixa” e “Investimento Tesouro Direto” se destacaram neste ano.

A lista representa os assuntos e termos mais aquecidos no período, ou seja, os que mais cresceram ou os que mais estiveram em alta em 2021 no Google.

A Taxa Selic foi o assunto mais popular dentro da vertical de Finanças do Google entre os dias 8 e 9 de dezembro, logo após o Copom elevar a taxa de juros pela sétima vez consecutiva, para 9,25%. As buscas pela Selic mais que triplicaram na data: o interesse pelo assunto cresceu 250%.

Veja os termos que mais se destacaram em 2021

1. Investimento CDB
2. Investimento Renda Fixa
3. Investimento Tesouro Direto
4. Fundo de Investimento Imobiliário
5. Investimento em ações

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Google ainda destaca que as pesquisas “como fica a poupança com a alta dos juros” mostrou um aumento repentino após o ajuste na Selic. Além disso, “como fica a poupança” subiu +350%. “Rendimento poupança hoje” cresceu 60%. O movimento demonstra um interesse dos brasileiros por aplicações mais conservadoras.

Como a inflação está em alta e os juros estão subindo, a procura por renda fixa é natural. O resultado do levantamento indica essa tendência por proteção.

As dúvidas dos brasileiros sobre a Selic

Confira as perguntas de maior alta sobre a Selic, com dados entre 8 e 9 de dezembro

Pergunta Crescimento
O que significa o aumento da taxa Selic? Aumento repentino
Taxa Selic alta é bom? Aumento repentino
Onde investir com a alta da Selic? Aumento repentino
Como fica a poupança com a nova Selic? Aumento repentino
O que muda com o aumento da Selic? +400%
O que acontece com o aumento da taxa Selic? +200%
O que é a taxa Selic? +80%
O que significa Selic? +50%
Fonte: Google

O que os brasileiros quem saber sobre a poupança?

Assim como outros investimentos conservadores, a poupança também pegou carona na alta das pesquisas. A influência dos juros e da Selic na aplicação foram conteúdos de interesse dos brasileiros em 2021.

Pergunta Crescimento
Como fica a poupança com a alta dos juros? Aumento repentino
Como fica a poupança com a nova taxa Selic? +500%
O que muda na poupança? +400%
A regra da poupança vai mudar? +400%
Como fica a poupança com a nova Selic? +350%
Como fica a poupança? +350%
Quanto rende 1000 reais na poupança? +160%
Como calcular o rendimento da poupança? +150%
Fonte: Google

 

Em um ano marcado pela alta da taxa de juros e alta da inflação, o interesse por CDB (Certificado de Depósito Bancário) voltou a subir. Neste ano, as buscas por CDB bateram recorde no Google no Brasil.

O Certificado de Depósito Bancário (CDB) corresponde a um título de renda fixa. Trata-se de uma aplicação oferecida pelas instituições bancárias no Brasil a fim de captar fundos para a própria operação.

O investidor deixa o dinheiro aplicado para uso do banco e, no dia do vencimento (determinado na hora da compra do título), recebe de volta o valor aplicado acrescido da taxa atrelada ao investimento

Publicidade

É considerado um investimento conservador e que apresenta rendimentos superiores aos da poupança. Há três tipos de títulos de CDB, que se distinguem em várias particularidades, como taxa, prazo, liquidez e risco: CDB prefixado, CDB pós-fixado e CDB híbrido.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos