• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Offshore de Paulo Guedes não passa de ruído, dizem analistas

Polêmica em torno de investimentos no exterior não deve pesar no Ibovespa

Por Jenne Andrade

04/10/2021 | 18:05 Atualização: 04/10/2021 | 18:05

Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)
Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)

O que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, têm em comum? Além de serem duas figuras de muito peso e influência na economia brasileira, os dois também têm offshores (empresas abertas em paraísos fiscais). A revelação foi feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e publicada na revista Piauí.

Leia mais:
  • Offshore: o que é e qual a ligação com Paulo Guedes
  • O que esperar do Ibovespa no último trimestre?
  • BDRs da XP são os primeiros a fazerem parte do Ibovespa
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A notícia se espalhou rápido e tomou conta das redes sociais. Alguns partidos de oposição já pediram, inclusive, a abertura de investigação contra o ‘posto Ipiranga’ de Jair Bolsonaro e Campos Neto. Em defesa, o Ministério da Economia e a assessoria do presidente do Banco Central informaram à Agência Brasil que as empresas foram devidamente declaradas à Receita Federal e analisadas pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República e demais órgãos competente.

Não é crime

É importante frisar que a abertura de offshores não é crime e a discussão acontece no âmbito de um possível conflito de interesse. Isto é, os dois executivos têm acesso a informações privilegiadas e são vedados, pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal, artigo 5º, de gerirem investimentos dentro ou fora do Brasil ‘cujo valor possa ser substancialmente alterado por decisão ou política governamental’.

Cabe, agora, verificar se esse é ou não o caso. “Offshore qualquer um pode ter, não tem problema, é um instrumento perfeitamente legal. A questão é que o ministro, diante do exercício da função que tem hoje, não poderia ter offshore da maneira que tem”, diz Vitor Carettoni, diretor da mesa de operações de renda variável da Lifetime Investimentos. “Ele deveria ter passado toda essa gestão para um terceiro, que faria a atividade de forma profissional e discricionária, sem que ele pudesse opinar sobre os ativos ali ou fizesse qualquer tipo de operação, que é o que aparentemente acontece.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Carettoni, a descoberta é negativa e alimenta os argumentos de quem tenta pedir a cabeça do ministro da economia. “A base para ele se sustentar fica obviamente fragilizada agora. Pela situação, a oposição pode forçar um pedido de saída tranquilamente porque, de fato, vai contra o que ele poderia fazer no cargo”, diz.

Marolinha no Ibovespa

No mercado, entretanto, as notícias envolvendo Guedes e Campos Neto incomodam, mas estão longe de serem determinantes. Apesar dos ruídos em torno do conflito de interesse, ainda não há nada concreto que possa afetar o Ibovespa de maneira significativa. O principal índice de ações da B3 fechou esta segunda (04) em queda de 2,2%, aos 110.393,09 pontos, movido muito mais pelo mau humor no exterior do que pelos ruídos políticos domésticos.

“A movimentação na Bolsa de Valores hoje foi muito mais voltada para a expectativa do aumento da inflação e IPCA”, afirma Bruno Madruga, sócio e head de renda variável da Monte Bravo. “Qualquer brasileiro pode ter empresas e contas offshores, o que precisa ver é se está declarado ou não. E pelo que consta, está tudo declarado, tudo em linha.”

Essa também é a visão de Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos. O especialista explica que os principais drivers deste pregão estavam concentrados na China, com a suspensão das ações da Evergrande, assim como a escalada do preço da energia elétrica na Europa.

“Começamos de mau-humor essa semana. A grande questão é que se cria um ruído político porque a maioria das pessoas não sabe que é legal ter dinheiro no exterior. O que pode acontecer, e que rapidamente vai se esclarecer, é se essas pessoas foram beneficiadas em algum momento em posições contra ou favor de decisões tomadas pelo ministério da economia ou banco central”, diz Costa.

Publicidade

Outro ponto interessante seria que o próprio Paulo Guedes queria tributar empresas de investimentos no exterior, e por ter offshore, seria afetado pela medida. Além disso, mesmo em um cenário extremo, em que as investigações sobre as empresas no exterior identificassem irregularidades e resultassem na saída do ministro da economia, o peso sobre o Ibovespa não seria esmagador.

“O ministro Guedes não faz mais tanto peso assim no mercado, diante de tantas promessas que não foram cumpridas. Muitos especulam que a sua queda não resultaria em turbulência significativa na Bolsa, talvez no curto prazo”, afirma Carettoni. “Mas Campos Neto estava totalmente fora desse radar. Aí sim, uma queda poderia ser uma notícia ruim.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Paulo Guedes
  • Roberto Campos Neto
Cotações
18/04/2026 2h25 (delay 15min)
Câmbio
18/04/2026 2h25 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Por que o Ibovespa anda em duas direções? Entenda o que mantém o índice em alta enquanto ações locais caem

  • 2

    Cenário é positivo para dividendos da Petrobras, apesar do vaivém do petróleo

  • 3

    Irã reabre Ormuz e petróleo tomba ao menor nível em um mês

  • 4

    Carteira favorita do investidor pessoa física rende menos que o Ibovespa em 12 meses

  • 5

    Por que a Petrobras (PETR4) impulsiona e trava o Ibovespa rumo aos 200 mil pontos

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Logo E-Investidor
Idosos com dívidas de empréstimos podem renegociar atrasos, mas em uma situação específica
Imagem principal sobre o Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Logo E-Investidor
Pé-de-Meia: passo a passo para mães autorizarem filhos a movimentar o dinheiro pelo Caixa Tem
Imagem principal sobre o Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Logo E-Investidor
Gás do Povo: passo a passo para encontrar um ponto de revenda no app Meu Social
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: veja o período de pagamento no estado de SP em 2026
Imagem principal sobre o Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Logo E-Investidor
Idosos podem ter desconto na conta de luz automaticamente; entenda como funciona
Imagem principal sobre o IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Logo E-Investidor
IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade da restituição?
Imagem principal sobre o 5 benefícios que idosos podem solicitar sem sair de casa
Logo E-Investidor
5 benefícios que idosos podem solicitar sem sair de casa
Imagem principal sobre o Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Logo E-Investidor
Starlink mini: passo a passo simples para instalar o equipamento
Últimas: Mercado
Petrobras (PETR4) devolve 1/4 do valor de mercado desde o início da guerra
Mercado
Petrobras (PETR4) devolve 1/4 do valor de mercado desde o início da guerra

O recuo de R$ 34,1 bilhões no valor de mercado de quinta para sexta também é o maior em um só dia desde 15 de maio de 2024

17/04/2026 | 21h57 | Por Mateus Fagundes e Vinicius Novais
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3; PETR4) cai 5% com tombo do petróleo; Vamos (VAMO3) sobe 6,27%
Mercado
Ibovespa hoje: Petrobras (PETR3; PETR4) cai 5% com tombo do petróleo; Vamos (VAMO3) sobe 6,27%

Preço do petróleo desaba após reabertura do Estreito, causa perdas nas petroleiras e leva o Ibovespa a fechar no vermelho, apesar do alívio no cenário externo

17/04/2026 | 19h55 | Por Ana Ayub
Ibovespa tem primeira queda semanal em um mês pressionado por petroleiras; Brava (BRAV3) lidera baixas
Mercado
Ibovespa tem primeira queda semanal em um mês pressionado por petroleiras; Brava (BRAV3) lidera baixas

Ações de petroleiras pressionaram índice na semana. As ações ordinárias da Petrobras caíram 5,91%

17/04/2026 | 18h51 | Por Marília Almeida
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo
Mercado
BofA eleva recomendação da Petrobras (PETR3) para compra; confira o novo preço-alvo

Analistas dizem que a recuperação dos preços do petróleo é fundamental para aliviar as preocupações com o aumento da alavancagem

17/04/2026 | 16h00 | Por Cecília Mayrink

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador