• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Offshore de Paulo Guedes não passa de ruído, dizem analistas

Polêmica em torno de investimentos no exterior não deve pesar no Ibovespa

Por Jenne Andrade

04/10/2021 | 18:05 Atualização: 04/10/2021 | 18:05

Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)
Paulo Guedes (Dida Sampaio/ Estadão)

O que o ministro da Economia, Paulo Guedes, e o presidente do Banco Central, Roberto Campo Neto, têm em comum? Além de serem duas figuras de muito peso e influência na economia brasileira, os dois também têm offshores (empresas abertas em paraísos fiscais). A revelação foi feita pelo Consórcio Internacional de Jornalistas Investigativos (ICIJ) e publicada na revista Piauí.

Leia mais:
  • Offshore: o que é e qual a ligação com Paulo Guedes
  • O que esperar do Ibovespa no último trimestre?
  • BDRs da XP são os primeiros a fazerem parte do Ibovespa
Imagem de background da newsletter Imagem de background da newsletter no mobile
News E-Investidor

Assine a nossa newsletters e receba notícias sobre economia, negócios e finanças direto em seu e-mail

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

A notícia se espalhou rápido e tomou conta das redes sociais. Alguns partidos de oposição já pediram, inclusive, a abertura de investigação contra o ‘posto Ipiranga’ de Jair Bolsonaro e Campos Neto. Em defesa, o Ministério da Economia e a assessoria do presidente do Banco Central informaram à Agência Brasil que as empresas foram devidamente declaradas à Receita Federal e analisadas pela Comissão de Ética Pública da Presidência da República e demais órgãos competente.

Não é crime

É importante frisar que a abertura de offshores não é crime e a discussão acontece no âmbito de um possível conflito de interesse. Isto é, os dois executivos têm acesso a informações privilegiadas e são vedados, pelo Código de Conduta da Alta Administração Federal, artigo 5º, de gerirem investimentos dentro ou fora do Brasil ‘cujo valor possa ser substancialmente alterado por decisão ou política governamental’.

Cabe, agora, verificar se esse é ou não o caso. “Offshore qualquer um pode ter, não tem problema, é um instrumento perfeitamente legal. A questão é que o ministro, diante do exercício da função que tem hoje, não poderia ter offshore da maneira que tem”, diz Vitor Carettoni, diretor da mesa de operações de renda variável da Lifetime Investimentos. “Ele deveria ter passado toda essa gestão para um terceiro, que faria a atividade de forma profissional e discricionária, sem que ele pudesse opinar sobre os ativos ali ou fizesse qualquer tipo de operação, que é o que aparentemente acontece.”

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para Carettoni, a descoberta é negativa e alimenta os argumentos de quem tenta pedir a cabeça do ministro da economia. “A base para ele se sustentar fica obviamente fragilizada agora. Pela situação, a oposição pode forçar um pedido de saída tranquilamente porque, de fato, vai contra o que ele poderia fazer no cargo”, diz.

Marolinha no Ibovespa

No mercado, entretanto, as notícias envolvendo Guedes e Campos Neto incomodam, mas estão longe de serem determinantes. Apesar dos ruídos em torno do conflito de interesse, ainda não há nada concreto que possa afetar o Ibovespa de maneira significativa. O principal índice de ações da B3 fechou esta segunda (04) em queda de 2,2%, aos 110.393,09 pontos, movido muito mais pelo mau humor no exterior do que pelos ruídos políticos domésticos.

“A movimentação na Bolsa de Valores hoje foi muito mais voltada para a expectativa do aumento da inflação e IPCA”, afirma Bruno Madruga, sócio e head de renda variável da Monte Bravo. “Qualquer brasileiro pode ter empresas e contas offshores, o que precisa ver é se está declarado ou não. E pelo que consta, está tudo declarado, tudo em linha.”

Essa também é a visão de Jansen Costa, sócio-fundador da Fatorial Investimentos. O especialista explica que os principais drivers deste pregão estavam concentrados na China, com a suspensão das ações da Evergrande, assim como a escalada do preço da energia elétrica na Europa.

“Começamos de mau-humor essa semana. A grande questão é que se cria um ruído político porque a maioria das pessoas não sabe que é legal ter dinheiro no exterior. O que pode acontecer, e que rapidamente vai se esclarecer, é se essas pessoas foram beneficiadas em algum momento em posições contra ou favor de decisões tomadas pelo ministério da economia ou banco central”, diz Costa.

Publicidade

Outro ponto interessante seria que o próprio Paulo Guedes queria tributar empresas de investimentos no exterior, e por ter offshore, seria afetado pela medida. Além disso, mesmo em um cenário extremo, em que as investigações sobre as empresas no exterior identificassem irregularidades e resultassem na saída do ministro da economia, o peso sobre o Ibovespa não seria esmagador.

“O ministro Guedes não faz mais tanto peso assim no mercado, diante de tantas promessas que não foram cumpridas. Muitos especulam que a sua queda não resultaria em turbulência significativa na Bolsa, talvez no curto prazo”, afirma Carettoni. “Mas Campos Neto estava totalmente fora desse radar. Aí sim, uma queda poderia ser uma notícia ruim.”

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
O que este conteúdo fez por você?

Informe seu e-mail

Tudo Sobre
  • Banco Central
  • Conteúdo E-Investidor
  • Ibovespa
  • Paulo Guedes
  • Roberto Campos Neto
Cotações
01/07/2025 23h25 (delay 15min)
Câmbio
01/07/2025 23h25 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Ricos continuam a enriquecer, mas ‘vergonha do luxo’ muda hábitos de consumo

  • 2

    Imposto de Renda 2025: é possível saber em qual lote vou receber a restituição? Saiba como

  • 3

    Golpe do “Pix errado”: veja como funciona e como não ser enganado

  • 4

    Imposto de renda 2025: quando inicia o pagamento das restituições?

  • 5

    Dólar fecha junho com queda de 4,99%; o que o investidor deve esperar em julho?

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2882 de hoje, terça-feira (01)
Logo E-Investidor
Mega-Sena: Números sorteados do concurso 2882 de hoje, terça-feira (01)
Imagem principal sobre o CNU 2025: inscrições começam no dia 2 de julho. Veja os cargos disponíveis
Logo E-Investidor
CNU 2025: inscrições começam no dia 2 de julho. Veja os cargos disponíveis
Imagem principal sobre o Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
Logo E-Investidor
Nova norma sobre LCI entra em vigor: o que isso muda para o investidor?
Imagem principal sobre o Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Logo E-Investidor
Guardou algum? 6 brinquedos do McDonald’s que podem valer uma fortuna
Imagem principal sobre o Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Logo E-Investidor
Quanto você vai pagar a mais na conta de luz em julho de 2025?
Imagem principal sobre o Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Logo E-Investidor
Como poupar desde jovem para garantir a aposentadoria? Veja 3 dicas práticas
Imagem principal sobre o Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Logo E-Investidor
Está aposentado, mas quer seguir trabalhando? Veja 9 trabalhos para ter uma renda extra
Imagem principal sobre o Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Logo E-Investidor
Vai se aposentar? Veja como as novas regras do INSS afetam seu benefício
Últimas: Mercado
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) atinge máxima histórica; Azzas (AZZA3) lidera perdas
Mercado
Ibovespa hoje: Embraer (EMBR3) atinge máxima histórica; Azzas (AZZA3) lidera perdas

Investidores acompanharam desdobramentos das discussões sobre IOF, após governo levar caso ao STF

01/07/2025 | 18h44 | Por Beatriz Rocha
Por que Goldman Sachs, Safra e XP discordam sobre a compra das ações da Natura (NTCO3)?
Mercado
Por que Goldman Sachs, Safra e XP discordam sobre a compra das ações da Natura (NTCO3)?

Em evento com os analistas, a companhia reforçou o foco em simplificar o negócio e retornar às suas origens

01/07/2025 | 12h56 | Por Bruno Andrade
XP estima alta rentabilidade ao Santander (SANB11) e adiciona banco em carteira de dividendos
Mercado
XP estima alta rentabilidade ao Santander (SANB11) e adiciona banco em carteira de dividendos

Analistas esperam concessão de linhas de crédito rentáveis, melhoria da margem financeira e do índice de eficiência do banco

01/07/2025 | 10h49 | Por Bruno Andrade
Bolsas da Ásia fecham em alta após recordes em NY
Mercado
Bolsas da Ásia fecham em alta após recordes em NY

Como exceção, Tóquio cai com possível realização de lucros após avançar por cinco pregões seguidos

01/07/2025 | 06h55 | Por Rariane Costa
Ver mais

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2025 Grupo Estado

Logo do 'News E-Investidor'

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão e com os Termos de Uso.

Obrigado por se inscrever! A partir de agora você receberáas melhores notícias em seu e-mail!
notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador