• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Quanto o investidor perde em dividendos de bancos com o fim do JCP?

Governo publicou na última quinta (31) projeto de lei para acabar com essa forma de distribuir lucros a acionistas

Por Daniel Rocha

01/09/2023 | 14:31 Atualização: 01/09/2023 | 15:25

Wilson Sons (PORT3) aprova distribuição milionária de dividendos; veja valor. (Foto: Envato Elements)
Wilson Sons (PORT3) aprova distribuição milionária de dividendos; veja valor. (Foto: Envato Elements)

O governo federal publicou na quinta-feira (31) um projeto de lei que propõe o fim dos juros sobre capital próprio (JCP) para aumentar a arrecadação a partir de 2024. A expectativa da União é que a medida, caso seja aprovada pelo Congresso, garanta um acréscimo de R$ 15 bilhões na receita. O recurso deve ajudar o governo a zerar o déficit das contas públicas no próximo ano, conforme previsto no novo arcabouço fiscal. O problema é que a distribuição do lucro das companhias, principalmente o dos bancos, será impactada com a extinção do provento.

Leia mais:
  • Fim do JCP? Analistas e especialistas avaliam proposta do governo
  • Tributação de fundo exclusivo e offshore: quais os impactos?
  • As melhores ações para investir em setembro, segundo 15 corretoras
Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

O JCP é uma das formas mais comuns de se distribuir lucro aos acionistas. No entanto, segundo o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, e outros membros da equipe econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ele está sendo utilizado para diminuir artificialmente o lucro das companhias para que elas paguem menos Imposto de Renda (IR).

Segundo as estimativas do mercado, se a proposta entrar em vigor sem nenhuma alteração do Congresso o setor bancário deve sofrer uma redução de 15% a 20% na distribuição do lucro devido ao aumento da base de cálculo do imposto das empresas. “Com o fim do provento, os investidores vão ganhar menos em forma de dividendos a partir do ano que vem”, diz Flávio Conde, analista de ações da Levante Ideias de Investimentos.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Como a proposta ainda precisa aval do Congresso, resta aos investidores acompanhar a tramitação do projeto de lei (PL) porque há expectativas de que ela seja desidratada durante as negociações com os parlamentares. Agora, caso haja uma aprovação, conforme deseja o governo, a tendência é que o fim do JPC impacte no valuation (valor) das ações dos bancos. Isso deve acontecer porque, segundo Rafael Gama, sócio e head de Análise da Grifo Asset, gestora de recursos, o retorno em dividendos compõe uma parte importante no cálculo do valuation dessas companhias.

Recomendação

Se houver uma redução do lucro, como se espera com o fim do JCP, a tendência é que haja uma diminuição da distribuição de proventos aos acionistas. Por isso, a recomendação é que os investidores fiquem ainda mais atentos à qualidade da carteira de crédito das instituições financeiras caso a medida entre em vigor a partir do ano que vem. “Estamos um momento bastante sensível na economia e alguns bancos estão com uma inadimplência perto dos 6%, enquanto a média do sistema financeiro nacional é de 2,5%”, diz Gama.

No entanto, o impacto negativo não deve tirar a atratividade do setor que já costuma ser considerado “defensivo” pelos analistas. Segundo Gustavo Cruz, estrategista-chefe da RB Investimentos, há instituições financeiras que oferecem boas oportunidades de investimentos por estarem entregando bons resultados mesmo com a inadimplência alta no país.

“Temos um BTG (BPAC11) que vai ter um mercado de capitais colaborando mais no segundo trimestre, diferente do primeiro semestre quando tivemos o evento da Americanas (AMER3). Já o Itaú (ITUB4) continua indo muito bem desde o primeiro trimestre e acima dos seus pares”, diz Cruz.

Vale lembrar que a proposta é vista pelo mercado como o início das discussões para a segunda fase da reforma tributária que pretende abordar a cobrança de impostos sobre a renda. Além dos bancos, há expectativa que o lucro dos setores de alimentos e de saúde seja impactado em média 6% com a extinção do benefício fiscal.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Ações
  • Bancos
  • Conteúdo E-Investidor
  • Governo
  • Ibovespa
  • Investimentos
  • mercado
Cotações
03/05/2026 17h10 (delay 15min)
Câmbio
03/05/2026 17h10 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Banco do Brasil entra na disputa pela alta renda no aeroporto de Guarulhos e inaugura sala vip própria

  • 2

    “Não guarde dinheiro”: por que Elon Musk diz que poupar para a aposentadoria será inútil

  • 3

    Cliente abre app e vê saldo zerado: o que apagou as economias de uma vida inteira?

  • 4

    “Mercado virou cassino”, diz Buffett; Berkshire mantém US$ 380 bi em caixa à espera de oportunidades

  • 5

    Endividamento recorde das famílias pressiona varejo e muda comportamento do consumidor

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Logo E-Investidor
Idosos conseguem descontos em casas de repouso; veja quanto e como afeta as finanças
Imagem principal sobre o 13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Logo E-Investidor
13º salário antecipado do INSS: beneficiários da Renda Mensal Vitalícia recebem o dinheiro?
Imagem principal sobre o FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Logo E-Investidor
FGTS: pacientes que precisam de órtese podem sacar o dinheiro; entenda como
Imagem principal sobre o Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Logo E-Investidor
Bolsa Família: passo a passo para consultar se o benefício já pode ser sacado
Imagem principal sobre o Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Logo E-Investidor
Gás do Povo: quem deseja ser beneficiário deve ter este limite de renda
Imagem principal sobre o BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Logo E-Investidor
BTS: ainda tem ingressos para os shows no Brasil? Entenda se há entrada disponível
Imagem principal sobre o Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Logo E-Investidor
Álbum da Copa do Mundo 2026: veja quanto custam os modelos na pré-venda
Imagem principal sobre o Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Logo E-Investidor
Restituição do IR 2026: por que idosos com 80 anos devem ficar atentos à ordem de prioridade?
Últimas: Mercado
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda
Mercado
Calendário econômico da semana: ata do Copom e dados de serviços nos EUA movimentam a agenda

Semana concentra ata do Copom, dados de emprego nos EUA e decisões de juros no México e Chile

03/05/2026 | 17h00 | Por Daniel Rocha
Petróleo cai e bolsas de NY renovam recordes com proposta do Irã para a guerra em dia sem Ibovespa
Mercado
Petróleo cai e bolsas de NY renovam recordes com proposta do Irã para a guerra em dia sem Ibovespa

Presidente dos EUA, Donald Trump, aumentou ainda mais a tensão no pregão desta sexta-feira (1º) com ameaças de elevar tarifas sobre carros e caminhões da União Europeia

01/05/2026 | 17h50 | Por Thais Porsch
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) dispara e Suzano (SUZB3) tem maior queda após balanço
Mercado
Ibovespa hoje: Hapvida (HAPV3) dispara e Suzano (SUZB3) tem maior queda após balanço

Mercado monitorou decisão do Copom, alta das ações da Vale (VALE3) e queda dos contratos de petróleo

30/04/2026 | 19h11 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar
Mercado
Ibovespa fecha abril estável após oscilações e entra em maio mais seletivo; veja o que esperar

Fluxo estrangeiro sustentou o rali, mas petróleo, inflação e Fed esfriaram o mercado no fim de abril; veja as ações que mais subiram e caíram

30/04/2026 | 17h41 | Por Murilo Melo

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador