O Ibovespa caiu 0,62% nesta sexta-feira (28), aos 111.910,10 pontos e com volume negociado de R$ 36,9 bilhões. Após três pregões de alta, a bolsa brasileira fechou em queda, mantendo a trajetória oposta aos índices americanos vista nos últimos dias. “O Ibovespa realizou lucros recentes, em grande parte devido ao desempenho das duas ações de maior peso do índice, com Petrobras e Vale em queda mesmo com o avanço das commodities no mercado internacional”, explica Alexsandro Nishimura, economista e sócio da BRA.
No exterior, as bolsas americanas conseguiram reverter as quedas dos últimos pregões. “O índice norte-americano reagiu positivamente ao dado de inflação ao consumidor, PCE, que veio em linha com as expectativas, enquanto a renda pessoal registrou avanço menor do que o consenso. As ações do setor de tecnologia se destacaram, puxadas principalmente pela Apple, que subiu após apresentar bons resultados”, pontua Nishimura.
Em Nova York, o S&P 500 e Dow Jones fecharam com valorizações de 2,44% e 1,66%, respectivamente. Já o Nasdaq terminou o dia em alta de 3,13%.