O Ibovespa hoje caiu 1,3%, aos 117.710,54 pontos, e com volume negociado de R$ 21,5 bilhões. Na sessão, o índice foi impactado por dados de varejo que vieram abaixo do esperado. De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), as vendas no setor caíram 1% em maio em relação a abril.
“Achava-se que, com a inflação mais baixa, iríamos ter uma melhora no consumo. Só que no final das contas não houve essa melhora, até porque os juros continuam altos”, afirma Ricardo Brasil, fundador da Gava Investimentos e pós-graduado em análise financeira. “Os dados ruins de varejo contribuem para a queda das varejistas hoje, como Lojas Renner, Hapvida, Natura, Magazine Luiza e C&A.”
Em Nova York, o S&P 500 e o Nasdaq terminaram a sessão com quedas de 0,10% e 0,18%. Já o Dow Jones apresentou uma valorização de 0,33%. “Nos EUA, com a recessão próxima, os americanos aproveitaram para fazer compras no Prime Day porque não sabem se terão dinheiro na Black Friday destw ano. Então, esse cenário de crédito apertado e endividamento não se resume apenas ao Brasil”, ressalta Brasil.