A sexta-feira é de agenda fraca antes do feriado de carnaval, na segunda e terça-feira e o exterior está fraco de eventos antes do feriado nos Estados Unidos, na segunda-feira. Os destaques hoje são os discursos dos dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano): Thomas Barkin, de Richmond, e a diretora Michelle Bowman.
No Brasil, as atenções ficam na teleconferência da Vale sobre o balanço do quarto trimestre. O clima é de cautela nos mercados internacionais diante do temor de que o Fed tenha que ser mais duro no ciclo de aperto monetário para combater a alta dos preços. Os receios foram reforçados ontem após números do índice de prelos ação ao produtor (PPI) dos EUA superarem as expectativas.
Ontem o presidente do Fed em St. Louis, James Bullard, afirmou que não descarta apoiar um aumento de juros em 50 pontos-base na reunião monetária de março e hoje outros dois dirigentes do Fed ficam no radar.
No Reino Unido, as vendas no varejo cresceram mais do que o esperado em janeiro. Já na Alemanha, o PPI anual desacelerou pelo quarto mês seguido em janeiro, embora continue em patamar elevado.
Após o alívio de ontem, o Ibovespa, o real e os juros futuros podem ser penalizados nesta sexta-feira pelo pessimismo externo que coloca dólar e juros fortes, enquanto as bolsas têm perdas generalizadas. O EWZ, principal fundo de índice (ETF, na sigla em inglês) brasileiro negociado em Nova York, caía 1,40% no pré-mercado às 7h25.
Na Bolsa, no entanto, também fica sensível aos balanços, como o da Vale. A reunião do Conselho Monetário Nacional (CMN) não trouxe novidades e nada sobre meta de inflação, como se esperava, mas o investidor irá olhar a entrevista do presidente Luiz Inácio Lula da Silva à CNN, que aconteceu ontem, com mais críticas ao BC, o que pode trazer incomodo.
Lula disse que a meta de inflação, definida pelo CMN, não pode ser a razão pela qual o BC aumenta a taxa básica de juros do País, a Selic. E Lula voltou a sinalizar que pode discutir a autonomia do BC, caso as ações da autoridade monetária não contribuam para melhorar a economia. O presidente questionou ainda o que conversaria com o presidente do BC, Roberto Campos Neto, em um eventual encontro se não poderia influir para reduzir a taxa de juros ou falar sobre emprego, mas ponderou que não tem problema em dialogar com quem quer que seja.
Publicidade
A senadora Soraya Thronicke (União Brasil-MS) acionou o Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir a instalação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar os atos antidemocráticos de 8 de janeiro, ocorridos em Brasília. A investigação sobre dados falsos no cartão de vacinação do ex-presidente Jair Bolsonaro pode adiar a retirada do sigilo de 100 anos imposto sobre o documento.
O presidente Lula prometeu que todas suas indicações para o STF serão neutras. Nos bastidores do PT, contudo, se diz que o favorito de Lula para a primeira vaga a ser aberta neste ano é Cristiano Zanin, seu advogado nas causas da Lava Jato.
A agenda desta sexta-feira (17) traz discursos de dois dirigentes do Federal Reserve: Thomas Barkin, de Richmond (10h30) e a diretora Michelle Bowman (11h45). No Brasil, tem a segunda prévia do IGP-M de fevereiro (8h00). Além disso, destaque à teleconferência da Vale sobre o balanço do quarto trimestre (11h00).