As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, enquanto investidores avaliavam os resultados da reunião dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.
Publicidade
As bolsas da Ásia e do Pacífico fecharam majoritariamente em baixa nesta quinta-feira, enquanto investidores avaliavam os resultados da reunião dos presidentes dos EUA, Donald Trump, e da China, Xi Jinping.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
Embora Trump tenha dito que o encontro com Xi foi “incrível” e que muitas questões foram resolvidas, a reação apática dos mercados sinaliza ceticismo.
Na China continental, o índice Xangai Composto caiu 0,73%, a 3.986,90 pontos, e o menos abrangente Shenzhen Composto recuou 1,27%, a 2.517,76 pontos.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Na volta para os EUA, a bordo do avião presidencial, Trump disse a repórteres que Washington reduzirá as tarifas sobre produtos chineses de 57% para 47%, de imediato, e que ambos os lados chegaram a um acordo de um ano sobre a crítica questão das terras raras.
Em outras partes da região asiática, o Nikkei ficou praticamente estável em Tóquio, com alta marginal de 0,03%, a 51.325,61 pontos, mas garantiu novo fechamento recorde, após o Banco do Japão (BoJ) manter seu juro básico em 0,5%, e o sul-coreano Kospi avançou 0,14% em Seul, a 4.086,89 pontos, também patamar inédito, enquanto o Hang Seng caiu 0,24% em Hong Kong, a 26.282,69 pontos, na volta de um feriado, e o Taiex cedeu 0,03% em Taiwan, a 28.287,53 pontos.
Na Oceania, a bolsa australiana ficou no vermelho pelo terceiro pregão seguido, com queda de 0,46% do S&P/ASX 200 em Sydney, a 8.885,50 pontos.
Também repercutiu na Ásia e no Pacífico a última decisão de juros do Federal Reserve (Fed). Ontem, o banco central dos EUA cortou juros pela segunda vez consecutiva, mas alertou que poderá interromper o ciclo de relaxamento monetário na sua próxima reunião, em dezembro.
As bolsas europeias abriram sem direção única nesta quinta-feira, enquanto investidores avaliam uma série de balanços corporativos da região e aguardam dados de crescimento da zona do euro, além de anúncio de juros do Banco Central Europeu (BCE). Também no radar, está decisão dos EUA de reduzir tarifas sobre produtos da China.
Publicidade
No início do pregão, a Bolsa de Londres caía 0,41% e a de Paris recuava 0,62%, enquanto a de Frankfurt subia 0,16%. Já as de Milão e Madri cediam 0,26% e 0,44%, respectivamente, enquanto a de Lisboa avançava 0,15%.
*Com informações do Broadcast
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador