• Logo Estadão
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Assine estadão Cavalo
entrar Avatar
Logo Estadão
Assine
  • Últimas notícias
  • opinião
  • política
  • economia
  • Estadão Verifica
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Direto da Faria Lima
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
Logo E-Investidor
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Direto da Faria Lima
  • Negócios
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Análises Ágora
  • Newsletter
  • Guias Gratuitos
  • Colunistas
  • Vídeos
  • Áudios
  • Estadão

Publicidade

Mercado

Selic a 12% ou 12,25%? Mercado chega dividido ao último Copom de 2024

Alta do dólar e desancoragem das expectativas de inflação fazem mercado cobrar ajuste mais alto na Selic

Por Luíza Lanza

11/12/2024 | 3:00 Atualização: 10/12/2024 | 19:28

Comitê de Política Monetária (Copom), que decide a Selic. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)
Comitê de Política Monetária (Copom), que decide a Selic. Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

O Comitê de Política Monetária (Copom) decidirá nesta quarta-feira (11) por um novo aumento na taxa básica de juros do País. Diferentemente dos encontros anteriores, a derradeira reunião do grupo em 2024 e a última da instituição sob o mandato de Roberto Campos Neto à frente do Banco Central começa com um impasse. Apesar do consenso em torno de um ajuste, o mercado está dividido entre os que acreditam que a taxa Selic será elevada em 0,75 ponto percentual e aqueles que veem a necessidade de um aperto maior, de 1 p.p.

Newsletter

Não perca as nossas newsletters!

Selecione a(s) news(s) que deseja receber:

Estou de acordo com a Política de Privacidade do Estadão, com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso.

CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE

Desde que o ciclo de aperto monetário foi retomado, em setembro deste ano, o Copom subiu a Selic duas vezes: de 10,5% para 10,75%; depois, para 11,25%. O ritmo das altas foi acelerado gradativamente e, dada a piora dos indicadores de inflação, desde novembro, quando o grupo de reuniu pela última vez, o mercado passou a cobrar por juros mais altos.

Na decisão de hoje, estão na mesa, além da alta dos preços acima da meta do BC, o pacote fiscal anunciado pelo governo e em discussão no Congresso, e o dólar em cotação recorde. Gustavo Jesus, sócio da RGW Investimentos, explica que a decepção de investidores com o pacote fiscal apresentado pelo governo federal ao final de novembro fez o dólar bater o maior valor da história e as expectativas de inflação, que já estavam desancoradas, pioraram.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As projeções mais recentes do Boletim Focus indicam que o mercado agora espera que a inflação encerre 2024 a 4,84% – acima da banda de tolerância da meta, que é de 4,5% ao ano. “Um aumento menor do que o precificado pelo mercado poderia trazer mais estresse e, eventualmente, gerar desconfiança no compromisso do novo presidente do BC, Gabriel Galípolo, com o controle da inflação”, ressalta o sócio da RGW. “Em nossa avaliação, em momentos como este, é melhor aplicar uma dose maior do ‘remédio’ para ancorar expectativas e, assim, abrir caminho para o encurtamento do ciclo e a redução da taxa terminal.”

0,75 p.p ou 1 p.p?

Até esta terça-feira (10), 26 das 39 casas ouvidas pelo Projeções Broadcast previam que o Copom decidiria por uma alta de 0,75 p.p nesta reunião, o que levaria a taxa Selic para 12% ao ano.

Esta é a projeção da G5 Partners. Na avaliação de Luis Otávio Leal, economista-chefe da casa, o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) de novembro, divulgado nesta terça-feira, jogou pressão sobre o BC, o que justifica o ritmo mais acelerado na alta. A inflação do País subiu 0,39% ante outubro; agora, em 12 meses, está em 4,87%.

“O IPCA de novembro não ajudou em nada o BCB, não pelo número em si que, com pressões pontuais para cima e para baixo, ficou apenas ligeiramente acima do esperado pelo mercado, mas por tudo que está em volta deste resultado”, destaca Leal. Mantemos a nossa projeção de que o Copom vai elevar os juros em 0,75 p.p., mas não dá para descartar a possibilidade de um alta de 1,00 p.p. como precificado pelo mercado.”

A possibilidade de um ajuste mais acentuado ainda corresponde a apenas 11 das 39 previsões presentes no Projeção Broadcast, mas ganhou peso nos últimos dias entre grandes players do mercado. O Itaú BBA e o BTG Pactual revisaram nos últimos dias suas estimativas. Agora, integram o grupo que vê a Selic subir 1 ponto percentual, para 12,25% ao ano, nesta quarta-feira.

Publicidade

O BBA destaca que os últimos meses foram marcados por uma crescente incerteza e aversão a risco. Parte dessa pressão decorreu do contexto externo, mas foi também bastante impulsionada pelo anúncio de um ajuste fiscal que frustrou os analistas. O desequilíbrio causado no câmbio e nas expectativas de inflação justificam, segundo o time de economia do banco, uma postura mais vigorosa por parte da autoridade monetária.

“O Copom deve afirmar que antevê um ajuste de 100 p.b. e indicar que, diante da piora das projeções e do balanço de riscos, além da possibilidade de desancoragem adicional das expectativas, a taxa de juros deverá se manter em patamar contracionista pelo tempo necessário, diante do firme compromisso do comitê no processo de convergência da inflação à meta”, afirma o BBA.

O BTG seguiu o mesmo caminho e destacou, em relatório, que a perda significativa de credibilidade no regime de metas de inflação, somada a uma atividade econômica ainda resiliente, justificam uma alta de 1 p.p já nesta reunião. O banco também revisou a projeção para a Selic terminal para 14,5% ao ano, em meados de 2025.

“Vemos uma potencial aceleração do ritmo nesta reunião como um reflexo da visão da comissão de que é necessário um esforço maior para convergir a inflação para a meta. Se uma aceleração de 100 pontos base em dezembro se materializar, prevemos outro aumento de 100 pontos base no trimestre de janeiro, seguido de aumentos adicionais nas reuniões de março, maio e junho”, diz o BTG.

Publicidade

Encontrou algum erro? Entre em contato

Compartilhe:
  • Link copiado
Tudo Sobre
  • Comitê de Política Monetária (Copom)
  • Conteúdo E-Investidor
  • Dolar
  • Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA)
  • Taxa Selic
Cotações
04/02/2026 10h02 (delay 15min)
Câmbio
04/02/2026 10h02 (delay 15min)

Publicidade

Mais lidas

  • 1

    Regulamentação de criptomoedas entra em vigor

  • 2

    Ibovespa hoje bate recorde e fecha acima de 185 mil pontos com ata do Copom

  • 3

    Dow Jones hoje em tempo real: veja a cotação agora e o que está mexendo com Wall Street

  • 4

    O investidor invisível: como o capital estrangeiro está moldando a indústria de FIIs

  • 5

    O ouro é o novo dólar: por que investidores estão revendo o papel da moeda americana como porto seguro

Publicidade

Webstories

Veja mais
Imagem principal sobre o Dívidas do FIES em 2026: quais as vantagens da renegociação?
Logo E-Investidor
Dívidas do FIES em 2026: quais as vantagens da renegociação?
Imagem principal sobre o Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago em fevereiro
Logo E-Investidor
Salário mínimo de R$ 1.621 começa a ser pago em fevereiro
Imagem principal sobre o INSS libera calendário de pagamento de fevereiro de 2026 para aposentados; veja datas
Logo E-Investidor
INSS libera calendário de pagamento de fevereiro de 2026 para aposentados; veja datas
Imagem principal sobre o Descontos indevidos no INSS: como funciona o processo de contestação?
Logo E-Investidor
Descontos indevidos no INSS: como funciona o processo de contestação?
Imagem principal sobre o Como consultar o valor de antecipação do FGTS, mesmo com dívida na Caixa?
Logo E-Investidor
Como consultar o valor de antecipação do FGTS, mesmo com dívida na Caixa?
Imagem principal sobre o Conta de luz continua sem acréscimo de tarifa em fevereiro de 2026; entenda
Logo E-Investidor
Conta de luz continua sem acréscimo de tarifa em fevereiro de 2026; entenda
Imagem principal sobre o Dívidas do FIES: qual o prazo para renegociação em 2026?
Logo E-Investidor
Dívidas do FIES: qual o prazo para renegociação em 2026?
Imagem principal sobre o Bolsa Família não realiza pagamentos nesta semana; entenda o motivo
Logo E-Investidor
Bolsa Família não realiza pagamentos nesta semana; entenda o motivo
Últimas: Mercado
Temporada de balanços: lucro dos grandes bancos deve cair quase 10% com o peso do Banco do Brasil (BBSA3)
Mercado
Temporada de balanços: lucro dos grandes bancos deve cair quase 10% com o peso do Banco do Brasil (BBSA3)

Temporada de balanços dos grandes bancos da bolsa no 4T25 tem início nesta quarta-feira (4) com a divulgação dos resultados do Santander e do Itaú

04/02/2026 | 05h30 | Por Daniel Rocha
Ibovespa hoje sofre com cautela nos mercados internacionais antes de dados de empregos nos EUA; Santander anuncia lucro do 4T25
Mercado
Ibovespa hoje sofre com cautela nos mercados internacionais antes de dados de empregos nos EUA; Santander anuncia lucro do 4T25

Mercado avalia sinais da atividade global após novo recorde histórico do índice, impulsionado por expectativas de queda dos juros no Brasil

04/02/2026 | 04h30 | Por Manuela Miniguini
Ibovespa hoje: Vale (VALE3) fecha no maior nível da história; empresas de educação tombam
Mercado
Ibovespa hoje: Vale (VALE3) fecha no maior nível da história; empresas de educação tombam

Ações da mineradora dispararam quase 5% no pregão; papéis da Petrobras (PETR3;PETR4) também subiram

03/02/2026 | 19h21 | Por Beatriz Rocha
Ibovespa salta 12,5% em janeiro e duas carteiras recomendadas batem o índice; confira o ranking
Mercado
Ibovespa salta 12,5% em janeiro e duas carteiras recomendadas batem o índice; confira o ranking

Com entrada forte de estrangeiros, índice quebrou recordes no mês, enquanto a maioria das carteiras ficou para trás; Genial, Santander e Ágora lideram

03/02/2026 | 17h52 | Por Igor Markevich

X

Publicidade

Logo E-Investidor
Newsletters
  • Logo do facebook
  • Logo do instagram
  • Logo do youtube
  • Logo do linkedin
Notícias
  • Últimas Notícias
  • Mercado
  • Investimentos
  • Educação Financeira
  • Criptomoedas
  • Comportamento
  • Negócios
  • Materias gratuitos
E-Investidor
  • Expediente
  • Fale com a redação
  • Termos de uso
Institucional
  • Estadão
  • Ágora Investimentos
Newsletters Materias gratuitos
Estadão
  • Facebook
  • Twitter
  • Instagram
  • Youtube

INSTITUCIONAL

  • Código de ética
  • Politica anticorrupção
  • Curso de jornalismo
  • Demonstrações Contábeis
  • Termo de uso

ATENDIMENTO

  • Correções
  • Portal do assinante
  • Fale conosco
  • Trabalhe conosco
Assine Estadão Newsletters
  • Paladar
  • Jornal do Carro
  • Recomenda
  • Imóveis
  • Mobilidade
  • Estradão
  • BlueStudio
  • Estadão R.I.

Copyright © 1995 - 2026 Grupo Estado

notification icon

Invista em informação

As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador