Mercado

Óleo e gás no pós-pandemia: Por que comprar UPGA3 e BRDT3

Entenda se é uma boa hora para investir nas ações de UPGA3 e BRDT3

Óleo e gás no pós-pandemia: Por que comprar UPGA3 e BRDT3
Foto: Divulgação
  • As medidas de isolamento social causaram forte queda nos volumes das distribuidoras de combustíveis, com visível impacto nos dados mensais da indústria
  • Os dados sinalizam os primeiros impactos da quarentena na segunda quinzena de março e indicam potencial piora nos meses de abril e maio

O setor de óleo e gás foi duplamente impactado em 2020: o coronavírus e a disputa entre árabes e russos fez o barril do petróleo ser negociado abaixo de zero. Isso, claro, tem reflexos em toda a cadeia de distribuição de seus derivados, como os combustíveis.

Mas quais são as empresas listadas na Bolsa de Valores do Brasil que podem se destacar no pós-coronavírus? A Ágora Investimentos fez um Relatório Especial (a versão completa está aqui) e este é o destaques do setor de distribuição de combustíveis:

As medidas de isolamento social causaram forte queda nos volumes das distribuidoras de combustíveis, com visível impacto nos dados mensais da indústria e nos balanços da Ultrapar, especialmente a divisão de combustíveis Ipiranga, que representa cerca de 75% do resultado operacional consolidado do grupo, e da BR Distribuidora, com forte impactado no seu segmento de
aviação. O gráfico ao lado mostra a mesma tendência de outros setores, forte impacto nos volumes de vendas via dados da Cielo, a partir do aumento das restrições sociais no final de março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os dados da indústria apontam na mesma direção: em março, segundo a Associação Brasileira de Distribuidores de Combustível (Sindicom), as vendas de forma consolidada (diesel + gasolina + etanol) dos postos de marca por dia útil (padronizadas) caíram acentuadamente 10% em base anual, com quedas de 22,7% do etanol e 17,6% na gasolina. No mesmo período, as vendas de diesel caíram 1,7%.

Em termos de participação de mercado, os postos “bandeiras brancas” aumentaram sua participação de mercado em 1,25 p.p., representando 38% do total de vendas de combustíveis no país. Tais dados sinalizam os primeiros impactos da quarentena na segunda quinzena de março e indicam potencial piora nos meses de abril e maio.

Ultrapar e BR Distribuidora. Ambas empresas deverão ser mais penalizadas em seus números do 2T20, pois os números representarão um impacto mais completo relacionado à covid-19. No entanto, estimamos uma recuperação ao longo do 2S20, após redução das restrições de isolamento social. Amparado por uma projeção de PIB acelerando nos últimos meses do ano e especialmente 2021, a recomendação para as duas ações permanece de Compra.

Principais recomendações no setor: Ultrapar (UPGA3) e BR Distribuidora (BRDT3).

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos