O euro hoje tenta se recuperar após sofrer uma depreciação de 3% durante o pregão desta quarta-feira (6). Por volta das 11h30 (horário de Brasília), a moeda estrangeira estava sendo negociada a R$ 6,1 após registrar uma valorização de 0,22%.
Leia também
A leve alta acontece um dia após a repercussão dos mercados sobre a vitória de Donald Trump nas eleições nos Estados Unidos (EUA), o grande responsável por empurrar o euro para baixo. Isso aconteceu porque o novo governo do republicano busca adotar medidas econômicas mais protecionistas, incluindo uma tarifa global de 10% sobre todas as importações.
- Leia mais: Por que o euro está caindo após a vitória de Donald Trump? Entenda
As propostas têm um potencial de elevar a inflação do país que exige do Federal Reserve (Fed, o banco central norte-americano) taxas de juros mais altas para conter a elevação dos preços. Caso esse cenário se concretize, a tendência é que os investidores busquem priorizar em suas carteiras os títulos públicos americanos, fortacelendo o dólar em relação a outras moedas.
Por essa razão, a depreciação da divida europeia já era prevista pelo mercado. Em nota divulgada no fim de outubro, o analista do Goldman Sachs, Michael Cahill, sinalizou que o euro poderia afundar de 8% a 10% na comparação com a moeda americana, caso as medidas sugeridas por Trump fossem seguidas.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos