Um estudo da Nielsen Brasil, obtido em primeira mão pelo E-Investidor, aponta que as vendas no varejo brasileiro caíram 35,4% no agregado da última semana de março, em comparação com a anterior. Segundo o levantamento, do dia 23 ao 29 de março, as baixas foram puxadas principalmente pelos setores que justamente haviam impulsionado as vendas até a terceira semana do mês.
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Englobando os resultados do varejo de Autosserviço, Farma e Cash&Carry, a pesquisa concluiu que a desaceleração da semana aconteceu devido a um período de maiores compras para o abastecimento das casas no começo do mês. Neste contexto, os recuos mais representativos foram nas cestas de Commodities (-48,3%), Higiene/Beleza (-47,6%) e Limpeza (-46,5%).
“A desaceleração tradicional da semana acabou potencializada pelo fato de o consumidor ter feito seu abastecimento para lidar com o período de restrição imposta pela covid-19”, afirma Fernanda Vilhena, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen Brasil.
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Na cesta das commodities, produtos como arroz (-57%), feijão (-53,3%) e leite (-42%) representaram as quedas mais acentuadas. Na de Higiene/Beleza, os maiores recuos foram registrados em papel higiênico (-63,6%), creme dental (-54,7%) e sabonete (-53,1%). Já na de limpeza a retração maior aconteceu nos produtos de álcool (-61%), sabão líquido (-55,2%) e amaciante (-49,3%).
Aumento nas vendas
Apesar da queda em números totais do varejo brasileiro, uma cesta apresentou aumento nas vendas no período, a de produtos sazonais. Com alta de 25,9%, ante a semana anterior, ela foi impulsionada pela venda dos ovos de páscoa, que subiram 73,5% no período.
Além dele, a cesta também contou com o aumento de vendas dos aquecedores elétricos (66%), impressoras (49%), acessórios para jogos (15,9%) e depiladores (14%).
Ainda com vendas significativas, mas com pouca representatividade dentro da cesta de produtos sazonais, estão o cortador de grama (156%), exaustor de ar (94%), pregos e parafusos (48%) e cortinas de banheiro (30%).
Para o levantamento a Nielsen Brasil analisou as vendas de aproximadamente 150 varejistas de todo o Brasil.