Mercado

Varejo tem queda de 35% na última semana de março

Levantamento da Nielsen Brasil retrata queda causada por pandemia

Foto: Robson Fernandes/Estadão
  • Levantamento aponta que as baixas foram impulsionadas pelos setores que estavam em alta no começo do mês
  • A diminuição das vendas foi mais acentuada nas cestas de commodities, Higiene/Beleza e Limpeza
  • Cesta de produtos sazonais é exceção no período

Um estudo da Nielsen Brasil, obtido em primeira mão pelo E-Investidor, aponta que as vendas no varejo brasileiro caíram 35,4% no agregado da última semana de março, em comparação com a anterior. Segundo o levantamento, do dia 23 ao 29 de março, as baixas foram puxadas principalmente pelos setores que justamente haviam impulsionado as vendas até a terceira semana do mês.

Englobando os resultados do varejo de Autosserviço, Farma e Cash&Carry, a pesquisa concluiu que a desaceleração da semana aconteceu devido a um período de maiores compras para o abastecimento das casas no começo do mês. Neste contexto, os recuos mais representativos foram nas cestas de Commodities (-48,3%), Higiene/Beleza (-47,6%) e Limpeza (-46,5%).

“A desaceleração tradicional da semana acabou potencializada pelo fato de o consumidor ter feito seu abastecimento para lidar com o período de restrição imposta pela covid-19”, afirma Fernanda Vilhena, gerente de atendimento ao varejo da Nielsen Brasil.

Preencha os campos abaixo para que um especialista da Ágora entre em contato com você e conheça mais de 800 opções de produtos disponíveis.

Ao fornecer meu dados, declaro estar de acordo com a Política de Privacidade do Estadão , com a Política de Privacidade da Ágora e com os Termos de Uso

Obrigado por se cadastrar! Você receberá um contato!

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Na cesta das commodities, produtos como arroz (-57%), feijão (-53,3%) e leite (-42%) representaram as quedas mais acentuadas. Na de Higiene/Beleza, os maiores recuos foram registrados em papel higiênico (-63,6%), creme dental (-54,7%) e sabonete (-53,1%). Já na de limpeza a retração maior aconteceu nos produtos de álcool (-61%), sabão líquido (-55,2%) e amaciante (-49,3%).

Aumento nas vendas

Apesar da queda em números totais do varejo brasileiro, uma cesta apresentou aumento nas vendas no período, a de produtos sazonais. Com alta de 25,9%, ante a semana anterior, ela foi impulsionada pela venda dos ovos de páscoa, que subiram 73,5% no período.

Além dele, a cesta também contou com o aumento de vendas dos aquecedores elétricos (66%), impressoras (49%), acessórios para jogos (15,9%) e depiladores (14%).

Ainda com vendas significativas, mas com pouca representatividade dentro da cesta de produtos sazonais, estão o cortador de grama (156%), exaustor de ar (94%), pregos e parafusos (48%) e cortinas de banheiro (30%).

Para o levantamento a Nielsen Brasil analisou as vendas de aproximadamente 150 varejistas de todo o Brasil.