Mercado

Como fica o mercado financeiro com a volta do Talibã

Cenário instável pode gerar aumento da volatilidade e fuga para ativos mais seguros

Como fica o mercado financeiro com a volta do Talibã
Membros do Talibã em Cabul, Afeganistão. Foto: Reuters
  • Segundo especialistas, um dos pontos de alerta é o enfraquecimento do poder político do presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
  • Outro ponto é a escalada de tensões entre Estados Unidos e China. O acirramento pode ocorrer porque Pequim já sinalizou que deve reconhecer o Talibã como governo
  • Neste cenário, pode ocorrer uma fuga de capital dos ativos de renda variável e de risco nas bolsas americanas e maior procura pelos treasuries, que são os títulos de dívida pública americana

A volta do grupo extremista Talibã ao controle do governo do Afeganistão após 20 anos longe do poder sinaliza riscos geopolíticos e também financeiros. Ainda é cedo para mensurar os efeitos no mercado, mas impactos globais existem e devem ser monitorados pelos investidores.

Segundo especialistas, um dos pontos de alerta é o enfraquecimento do poder político do presidente americano, Joe Biden. A decisão de retirar as tropas americanas do território afegão, que culminou na retomada do Talibã ao poder, tem sido bastante criticada por aliados e republicanos. “Biden gerou instabilidade política pela forma que tratou a questão diplomática de um conflito que perdura duas décadas”, diz Felipe Arrais, especialista em investimentos globais da Spiti.

De acordo com o especialista, a instabilidade gerada não é bem-vinda em um momento em que Biden encabeça diversos projetos fundamentais para a economia americana e que, necessariamente, precisa do apoio do Senado. A depender dos desdobramentos do Talibã no poder, a política do presidente e a credibilidade dos Estados Unidos podem estar em xeque. “A instabilidade política reflete em volatilidade dos mercados”, alerta Arrais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Outro ponto de alerta é o acirramento da escalada de tensões entre EUA e China. Com a saída de Donald Trump, esperava-se que os ânimos entre os países se acalmassem, o que não está ocorrendo.

O aumento das tensões pode ocorrer porque a China já sinalizou que deve reconhecer o Talibã no governo. Caso venha a ser oficializado, o posicionamento de Pequim pode ser uma estratégia de manter sua influência no Paquistão – vizinho do Afeganistão -, no qual investe em obras de infraestrutura.

“O evento deteriora ainda mais as relações entre EUA e China e esse clima de guerra velada não é bom para a economia e para os mercados, mas ainda é difícil mensurar os impactos disso no médio e longo prazo”, afirma William Castro Alves, estrategista-chefe da Avenue Securities.

Fuga para ativos seguros

Diante deste cenário, pode ocorrer uma fuga de capital dos ativos de renda variável e de risco nas bolsas americanas. “O mercado tende a ficar menos permissivo para a tomada de risco em momentos de incerteza, podendo ocasionar procura por ativos mais seguros”, diz Arrais.

Nesse movimento, pode crescer a procura pelos treasuries, os títulos de dívida pública americana. Na avaliação do especialista, o fenômeno não deve se limitar aos EUA: investidores de diversos países podem começar a procurar pelos títulos públicos em meio a um possível aumento de volatilidade global no médio a longo prazo.

O ouro também deve ganhar novos adeptos, visto que o ativo é considerado estratégico em momentos adversos que colocam em dúvida a segurança em ativos tradicionais.

Impacto nas bolsas

Embora as cenas da tentativa de fuga de civis no aeroporto tenham exposto o Afeganistão a um de seus momentos mais tristes e caóticos, as bolsas americanas não refletiram essa turbulência e fecharam em alta na segunda-feira (16), com Dow Jones e S&P renovando máximas.

Publicidade

Na terça-feira (17), no entanto, os futuros do Dow Jones e S&P eram negociados em baixa, com queda de 0,4%. Na Nasdaq, os futuros caíram 0,3%.

Na avaliação de Alves, da Avenue, o cenário não traz impactos para a economia dos Estados Unidos e também não afeta o país em termos de parcerias comerciais. Segundo ele, os resultados das bolsas de segunda-feira (16) mostram que o mercado financeiro norte-americano não absorveu as turbulências do Afeganistão – pelo menos por enquanto. “O impacto para mercado é bastante limitado. O cenário traz um aumento de volatilidade, mas nada preocupante”, diz.

Um dia após a repercussão do cenário caótico no Afeganistão, as principais bolsas americanas fecharam em queda na terça-feira (17).  De acordo com Alves, a queda nas bolsas americanas estão mais atrelados ao resultado ruim das vendas do varejo, que tiveram queda de 1,1% em julho. “O consumo é muito relevante na economia americana e o resultado acaba pesando na bolsa, mas não está relacionado com o cenário no Afeganistão”, diz.

As bolsas europeias também fecharam com sinais mistos, com algumas em queda e outras em alta. “Para além das preocupações com o terrorismo, os vizinhos do Afeganistão estão se preparando para uma possível crise de refugiados. Apesar da importância geopolítica desses riscos, é improvável que tenham muito impacto no mercado para além do Paquistão e da Índia”, dizem analistas do Eurasia Group.

 

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos