

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou um Memorando Presidencial de Segurança Nacional (MPSN) que restringe os investimentos chineses em setores estratégicos do país, como tecnologia, infraestrutura crítica, assistência médica, agricultura, energia, matérias-primas e outros.
Para isso, serão usados recursos do Comitê de Investimentos Estrangeiros nos Estados Unidos (CFIUS). “Os Estados Unidos estabelecerão novas regras para coibir a exploração de seu capital, tecnologia e conhecimento por adversários estrangeiros, como a China, para garantir que apenas os investimentos que atendem aos interesses americanos sejam permitidos”, diz o memorando, publicado pela Casa Branca na última sexta-feira (21).
Segundo a carta, os EUA irão proteger as terras agrícolas e imóveis perto de instalações sensíveis, fortalecer a autoridade do CFIUS sobre investimentos “greenfield” (quando empresas criam operações em países estrangeiros) e restringir o acesso de adversários estrangeiros a talentos e operações dos EUA em tecnologias sensíveis.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
As limitações também devem ser maiores na direção contrária, ou seja, dos investimentos americanos no mercado chinês. Principalmente em tecnologias importantes, como semicondutores, inteligência artificial, quântica, biotecnologia e aeroespacial. Isto, para impedir, de acordo com o documento, que fundos americanos apoiem a estratégia militar da China.
Por outro lado, “investimentos passivos” de pessoas estrangeiras seguirão encorajados. “Isso permitirá que nossos negócios de ponta continuem a se beneficiar do capital estrangeiro, ao mesmo tempo em que salvaguarda nossa segurança nacional”, diz o memorando.
Para a nova gestão dos EUA, “certos países estrangeiros”, incluindo a China, direcionam sistematicamente investimentos em empresas americanas para obter acesso a tecnologia de ponta, propriedade intelectual e alavancagem em indústrias estratégicas. “O que deve ser combatido”, aponta a mensagem assinada por Trump.