Negócios

Acionistas da Peugeot aprovam fusão com a Fiat

Esse é um dos últimos passos para a criação da quarta maior montadora de veículos do mundo

Acionistas da Peugeot aprovam fusão com a Fiat
Volkswagen e Mercedes-Benz suspendem atividades dos trabalhadores. (Foto: Werther Santana/Estadão)

(Reuters) – Acionistas da PSA, dona da Peugeot, deram luz verde nesta segunda-feira à fusão com a Fiat Chrysler (FCA), um dos últimos passos para a criação da quarta maior montadora de veículos do mundo.

Em uma assembleia especial de acionistas, o acordo para formar a nova empresa chamada Stellantis foi apoiado pelos principais investidores, incluindo a família Peugeot, a chinesa Dongfeng e o Estado francês, via Bpifrance.

Todos os outros acionistas da PSA apoiaram o negócio em uma segunda reunião realizada online com uma taxa de aprovação de 99,85% entre os votos expressos. Os investidores da FCA devem fazer o mesmo em outra reunião ainda nesta segunda-feira.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Estamos prontos para esta fusão”, disse o presidente-executivo da PSA, Carlos Tavares, acrescentando que a data para o fechamento do negócio será anunciada em breve se todas as aprovações dos acionistas forem concedidas. Ele disse que o acordo agora passou em todos os testes regulatórios.

Tavares, que assumirá o comando do grupo resultante da fusão, terá de recuperar os negócios da montadora na China, racionalizar o grupo em expansão e lidar com um enorme excesso de capacidade, bem como se concentrar em novas tecnologias como eletrificação, direção autônoma e conectividade.

A Stellantis terá 14 marcas, incluindo Fiat, Maserati, Jeep, Dodge e Ram, da FCA, além de Citroën, Opel e DS da PSA.