Negócios

Ações da Samsung saltam com perspectiva otimista para chips

As ações da Samsung chegaram a ter alta de 8,6%, em comparação com aumento de 3,9% no índice de referência

Ações da Samsung saltam com perspectiva otimista para chips
Samsung Brasil ensinará programação de criptomoedas, veja como participar. Foto: Jung Yeon-je / AFP

(Reuters) – As ações da Samsung Electronics subiram nesta sexta-feira depois que a empresa informou que seu lucro operacional do quarto trimestre provavelmente cresceu 26%, com a pandemia de coronavírus impulsionando as vendas de chips e displays.

As ações da Samsung chegaram a ter alta de 8,6%, em comparação com aumento de 3,9% no índice de referência, devido a uma recuperação antes do esperado nos preços dos chips de memória, disseram analistas.

“Os preços dos chips Dram parecem estar se recuperando”, disse Song Myung-sup, analista da HI Investment & Securities.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A estimativa de lucro de 9 trilhões de won (8,24 bilhões de dólares) da gigante sul-coreana para o trimestre encerrado em dezembro está em linha com previsão de analistas de 9,1 trilhões de won, segundo o Refinitiv SmartEstimate, apesar da fraqueza nas vendas de smartphones, dos custos de marketing e da valorização do won em relação ao dólar.

A previsão dos analistas foi reduzida de 9,5 trilhões de won no início da semana. Maior fornecedora mundial de chips de memória, a Samsung disse que a receita deve subir 1,9%, a 61 trilhões de won.

A empresa fornece apenas estimativas de receita trimestral e lucro operacional no relatório preliminar. Os dados definitivos serão divulgados no final deste mês.

Analistas aguardam uma atualização sobre um terremoto em Taiwan no mês passado que interrompeu brevemente a produção de chips de memória em fabricantes rivais de Dram. Enquanto a demanda geralmente aumenta em resposta a uma interrupção no fornecimento, o pesquisador TrendForce disse que o terremoto não parece ter causado nenhuma perda de capacidade tangível.

Analistas esperam que a Samsung reporte um salto nos envios de chips de memória no trimestre, na comparação sequencial, compensando os preços mais baixos.

Publicidade

Os preços devem se recuperar no trimestre atual, disseram analistas, à medida que clientes de data centers voltam a comprar chips, enquanto a demanda por smartphones 5G, notebooks, processadores gráficos e chips automotivos se recupera.

FRAQUEZA NOS SMARTPHONES

Por outro lado, a Samsung deve ter uma queda de 17,5% nas remessas de smartphones no trimestre, disse a Counterpoint Research, devido a uma base elevada de vendas aceleradas no trimestre anterior e à concorrência do novo iPhone 12 da Apple.

A Samsung deve lançar o novo modelo de seu principal smartphone na próxima semana. Isso seria mais cedo do que nos anos anteriores, estratégia que a Counterpoint diz que visa a preencher o vácuo deixado pela Huawei, perdendo fatia de mercado após restrições adotadas pelo governo dos EUA.

A valorização do won em relação ao dólar norte-americano também prejudicou os lucros. A maior parte dos lucros da Samsung é em dólares, mas os resultados são divulgados em won.