Publicidade

Negócios

Moody’s: aperto monetário do Fed deve desacelerar economia dos EUA

Companhia acrescenta que, apesar dos riscos, os EUA ainda podem evitar um cenário de estagflação

Moody’s: aperto monetário do Fed deve desacelerar economia dos EUA
A instituição, no entanto, entende que a desaceleração na atividade é necessária para que haja um modelo de crescimento mais sustentável. Foto: Envato Elements
  • De acordo com a agência, o contexto atual é diferente da década de 1970, porque a taxa de desemprego segue baixa e há mais clareza sobre a eficácia da política monetária

André Marinho – O aperto da política monetária do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) deve desacelerar o crescimento econômico dos Estados Unidos, mas não empurrar o país a uma quadro de recessão.

A avaliação é da Moody’s, que piorou as previsões para o Produto Interno Bruto (PIB) americano, diante da escalada da inflação. “No geral, a força fundamental da economia desmente a ideia de que uma recessão é iminente ou um cenário já garantido”, explica a agência.

A instituição, no entanto, entende que a desaceleração na atividade é necessária para que haja um modelo de crescimento mais sustentável. Segundo a análise, a volatilidade macroeconômica deve persistir ao longo do ano, com oscilações bruscas nos indicadores. “Resta saber se os fundamentos atualmente fortes ajudam o economia a aguentar o aperto monetário em curso e resistir a choques externos”, ressalta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Moodys acrescenta que, apesar dos riscos, os EUA ainda podem evitar um cenário de estagflação, isto é, período prolongado de crescimento econômico lento combinado com inflação elevada.

De acordo com a agência, o contexto atual é diferente da década de 1970, porque a taxa de desemprego segue baixa e há mais clareza sobre a eficácia da política monetária.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos