Publicidade

Últimas notícias

Yellen: economia desacelera, mas não está em quadro de recessão

Yellen reiterou que a inflação nos EUA está "muito elevada"

Yellen: economia desacelera, mas não está em quadro de recessão
Janet Yellen, secretária do Tesouro dos EUA, em audiência da Câmara sobre o orçamento do presidente Joe Biden para 2023 no Capitólio, em Washington 08/06/2022 REUTERS/Jonathan Ernst

A secretária do Tesouro dos Estados Unidos, Janet Yellen, reconheceu, no último domingo (25), que a maior economia do planeta está em processo de desaceleração, mas afirmou que o quadro atual não pode ser considerado recessivo.

Em entrevista ao programa Meet The Press, da emissora NBC, Yellen afirmou que a atividade econômica enfrenta um período de transição para um modelo de crescimento mais lento, que ela considera necessário. “Uma recessão é uma contração generalizada que afeta muitos setores da economia. Nós simplesmente não temos isso”, destacou.

A secretária definiu como “extremamente forte” a situação atual do mercado de trabalho americano, com criação mensal média de 375 mil empregos nos últimos três meses. Também citou indicadores positivos de gastos com consumo, produção industrial e qualidade do crédito à família.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Yellen reiterou que a inflação nos EUA está “muito elevada” e demonstrou confiança de que as medidas do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) para controlá-la serão bem-sucedidas. “O governo, de sua parte, está suplementando essas políticas do Fed com coisas que podemos fazer”, disse. “Cortamos o déficit no recorde de US$ 1,5 trilhão este ano e a liberação de petróleo das reservas estratégicas está pressionando os preços de gasolina“, acrescentou.

Web Stories

Ver tudo
<
>