O que este conteúdo fez por você?
- A seguradora e administradora de ativos com sede no Reino Unido começará com uma recompra imediata de ações no valor de 750 milhões de libras, e o saldo será devolvido aos investidores até o final do primeiro semestre de 2022.
- “Estamos cumprindo nosso compromisso de proporcionar um retorno de capital substancial para nossos acionistas”, disse a CEO, Amanda Blanc, no comunicado.
- O pagamento marca o compromisso de Blanc em avançar no ritmo para reestruturar a seguradora após anos de retornos sem destaque. As ações subiram cerca de 50% desde que ela assumiu as rédeas em julho de 2020, enquanto a empresa levantava constantemente cerca de 7,5 bilhões de libras com seu programa de desinvestimento.
(WP Bloomberg) – A Aviva planeja entregar pelo menos 4 bilhões de libras (US$ 5,5 bilhões) aos investidores usando os recursos da recente venda de negócios não essenciais.
Leia também
A seguradora e administradora de ativos com sede no Reino Unido começará com uma recompra imediata de ações no valor de 750 milhões de libras, e o saldo será devolvido aos investidores até o final do primeiro semestre de 2022, disse a Aviva em uma declaração de lucros na quinta-feira (12). As ações da Aviva fecharam em alta de 3,5% no pregão de Londres no mesmo dia.
“Estamos cumprindo nosso compromisso de proporcionar um retorno de capital substancial para nossos acionistas”, disse a CEO, Amanda Blanc, no comunicado. A empresa fornecerá mais detalhes sobre o pagamento em março do ano que vem, disse ela.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Desde que ingressou na Aviva há pouco mais de um ano, Blanc concentrou a empresa em seus negócios no Reino Unido, Irlanda e Canadá, vendendo oito unidades em outros mercados. A empresa manteve operações na China, Índia e Cingapura.
Embora a Aviva já tivesse sinalizado o retorno proposto aos acionistas, a empresa recentemente foi alvo de uma investidora ativista que busca pagamentos mais altos. A Cevian Capital, sediada na Suécia, revelou em junho que detinha uma participação de cerca de 5% e disse que pressionaria por maiores cortes de custos e retornos para os investidores.
O “retorno de capital excedente em junho de 2022 é um bom começo”, disse Niko Pakalen, sócio da Cevian, em comunicado enviado por e-mail. “Mas 4 bilhões de libras não seriam suficientes para lidar com o excesso de capitalização e esperamos que a empresa retorne 5 bilhões de libras até o final do próximo ano.”
O pagamento marca o compromisso de Blanc em avançar no ritmo para reestruturar a seguradora após anos de retornos sem destaque. As ações subiram cerca de 50% desde que ela assumiu as rédeas em julho de 2020, enquanto a empresa levantava constantemente cerca de 7,5 bilhões de libras com seu programa de desinvestimento. A Aviva também usará esses recursos para pagar dívidas.
Publicidade
O retorno proposto superou as expectativas, escreveu Abid Hussain, analista do Shore Capital Group, que calculara o valor em cerca de 3 bilhões de libras. Louise Miles, analista do Morgan Stanley, disse que o pagamento estava acontecendo antes do previsto.
A Aviva registrou uma queda de 1,1 bilhão de libras no lucro operacional do primeiro semestre, contra 1,2 bilhão de libras um ano antes. O lucro operacional de operações contínuas aumentou 17%, para 725 milhões de libras.
A unidade de investimento da empresa registrou entradas líquidas de 829 milhões de libras, elevando os ativos totais sob gestão para cerca de 260 bilhões de libras. (Tradução: Renato Prelorentzou)