Publicidade

Negócios

Após prejuízo de US$ 1,1 bilhão, empresa aérea vê recuperação nos voos

Compras de passagens levaram o fluxo de caixa livre ficar positivo, embora o rombo mensal continue

Após prejuízo de US$ 1,1 bilhão, empresa aérea vê recuperação nos voos
Foto: Pixabay
O que este conteúdo fez por você?
  • Companhia espera que a procura pelos voos de longa distância seja finalmente retomada este ano, com o relaxamento das restrições ligadas à covid-19 e a ampliação da cobertura das vacinas
  • Apesar das crescentes expectativas, a empresa de transportes aéreos não mudou sua previsão de capacidade para 2021, atualmente em 40% dos níveis anteriores à pandemia
  • Compras sólidas de passagens levaram o fluxo de caixa livre para o território positivo pela primeira vez no trimestre, embora o rombo mensal continue na casa de 200 milhões de euros, seguindo previsões anteriores

(William Wilkes, WP/Bloomberg) – A Deutsche Lufthansa AG espera que a procura pelos voos de longa distância seja finalmente retomada este ano, com o relaxamento das restrições ligadas à covid-19 e a ampliação da cobertura das vacinas, o que traz algum otimismo após um prejuízo de 952 milhões de euros (US$ 1,13 bilhão) no segundo trimestre.

A América do Norte pode reabrir para o fim da temporada de verão no hemisfério norte e o mesmo pode ocorrer com a Ásia no fim do ano, disse a empresa em comunicado na quinta-feira. Apesar das crescentes expectativas, a empresa de transportes aéreos não mudou sua previsão de capacidade para 2021, atualmente em 40% dos níveis anteriores à pandemia.

O prejuízo operacional no segundo trimestre superou a média de 766 milhões de euros nas previsões de analistas, mas não alcançou o prejuízo de 1,7 bilhão de euros do ano anterior. Compras sólidas de passagens levaram o fluxo de caixa livre para o território positivo pela primeira vez no trimestre, embora o rombo mensal continue na casa de 200 milhões de euros, seguindo previsões anteriores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os três maiores grupos de empresas aéreas da Europa começam a enxergar uma saída para a crise do coronavírus conforme os governos regionais relaxam as regras que derrubaram essa indústria, mas uma parcela significativa de suas atividades continua ligada a rotas de longa distância que seguem fechadas. A IAG SA, dona da British Airways, disse na semana passada que oferecerá apenas 45% da capacidade de 2019 neste trimestre, enquanto a Air France-KLM planeja ocupar até 70% dos assentos habituais, retomando o lucro.

Os números mostram “flechas verdes de recuperação”, disse o analista Daniel Roeska, da Sanford C. Bernstein, em nota enviada por e-mail, acrescentando que há muito trabalho pela frente para concluir uma reestruturação mais ampla do grupo.

O valor das ações do grupo recuou cerca de 13% desde o início do ano.

O grupo, a quem pertencem também Swiss Airlines, Austrian Airlines e a empresa de voos baratos Eurowings, disse ter progredido no refinanciamento do seu pacote de resgate governamental de 9 bilhões de euros com a emissão de títulos, mas a dimensão e o momento de uma rodada de capitalização ainda não foram definidos.

Publicidade

“É impossível tornar o Lufthansa Group lucrativo novamente com a rapidez desejada sem implementar novas reduções de custos”, disse Remco Steenbergen, diretor financeiro da Lufthansa.

A Lufthansa disse que já alcançou as metas anuais de redução de custos para 2021 com a ajuda de programas voluntários de redundância. Em junho, a empresa aérea disse que queria reduzir as despesas anuais em 3,5 bilhões de euros até 2024 para alcançar uma margem de lucro de 8%, nível alcançado somente uma vez nos cinco anos anteriores à pandemia.

A atual escassez global de capacidade aérea de transporte levou a unidade de carga da Lufthansa a apresentar um resultado recorde no primeiro semestre, ajudando a reduzir o prejuízo do grupo. A divisão anunciou um EBIT ajustado de 326 milhões de euros no segundo trimestre, uma alta ante os 299 milhões de euros de um ano atrás. A empresa aérea também disse esperar que as elevadas tarifas de transporte persistam no segundo semestre com a oferta limitada.

Web Stories

Ver tudo
<
O que fazer para receber a restituição do IR antes?
Bitcoin a US$ 1 milhão? Entenda porque investidores acham isso possível
“É uma loucura”: entenda a ousada proposta de Trump para o bitcoin
Nota de “zero” Euro? Elas existem e há até uma brasileira
Conheça o substituto do ar-condicionado com consumo de energia até 5 vezes menor
Como evitar que as festas de final de ano arruínem seu planejamento de 2025
Economia doméstica: o que é e como usar no dia a dia para ter mais dinheiro
5 livros recomendados por Bill Gates para ler ainda em 2024
É possível antecipar o seguro-desemprego? Descubra
Se ninguém reivindicar, o governo leva: entenda o que é a herança vacante
Seu Bolsa Família atrasou? Descubra o que fazer
Este truque simples pode te fazer economizar definitivamente em 2025
>