Negócios

Carros elétricos: Neoenergia e Weg fecham acordo sobre estações de recarga

A Neoenergia já implantou infraestrutura de recarga por meio do "Corredor Verde"

Carros elétricos: Neoenergia e Weg fecham acordo sobre estações de recarga
Investimentos na produção de veículos elétricos das principais montadoras do mundo podem valorizar a cotação de mercado de outros produtos que fazem parte da indústria automobilística. Foto: Peugeot
  • A Neoenergia destacou que a parceria está alinhada aos compromissos da companhia com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a cadeia produtiva local e a mobilidade elétrica, para fomentar a descarbonização da economia e o combate às mudanças climáticas
  • Já a Weg salientou que a parceria busca fomentar e fortalecer projetos referentes a soluções para recarga de veículos elétricos e modelos de negócio relacionados a soluções sustentáveis de energia

A Neoenergia e a Weg fecharam um acordo para que a elétrica utilize exclusivamente as estações de recarga da fabricante brasileira para suas soluções de mobilidade elétrica.

A Neoenergia destacou que a parceria está alinhada aos compromissos da companhia com o desenvolvimento sustentável, ao estimular a cadeia produtiva local e a mobilidade elétrica, para fomentar a descarbonização da economia e o combate às mudanças climáticas. “Com a Weg, estamos demonstrando as nossas ações para estimular a produção nacional, gerando emprego e renda para o País”, declarou o diretor de Negócios Liberalizados da Neoenergia, Hugo Nunes.

Já a Weg salientou que a parceria busca fomentar e fortalecer projetos referentes a soluções para recarga de veículos elétricos e modelos de negócio relacionados a soluções sustentáveis de energia. “Queremos não só avançar na nossa estratégia de tornar a mobilidade elétrica uma realidade no Brasil, como também atender de forma estrutural toda a cadeia necessária para a viabilização dos veículos elétricos”, afirmou o diretor superintendente da Weg Automação, Manfred Peter Johann.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As estações de recarga para veículos elétricos oferecidos na parceria são da linha WEMOB (Weg Electric Mobility), desenvolvidos e fabricados no País. Todos os modelos possuem medição de energia e são inteligentes, com protocolo de comunicação aberto, conexão à internet e a plataformas de gestão de recarga.

As soluções de mobilidade elétrica da Neoenergia são voltadas a clientes residenciais, comerciais e empresas que desejam eletrificar suas frotas. Atualmente os serviços são oferecidos em oito estados – São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia, Sergipe, Alagoas, Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte – e no Distrito Federal. A intenção da companhia é ampliar a atuação para âmbito nacional.

São oferecidas estações de recarga com potência de 7,4 kW e que podem ser alimentadas em redes monofásicas ou bifásicas (127 ou 220V), modelo mais usado para residências ou condomínios. Há também os carregadores de potência de 22 kW, com uma ou duas saídas, podendo recarregar dois veículos elétricos simultaneamente.

Este modelo é voltado para uso individual ou compartilhado em empresas ou comércios. O ecossistema de soluções inclui, ainda, plataforma de gestão para cobrança ou rateio do consumo de cada usuário, acesso controlado via cartões de proximidade e sistema para controle de demanda, para os casos em que a potência consumida pela estação excede a demanda contratada no local de instalação.

A Neoenergia também já implantou infraestrutura de recarga por meio do “Corredor Verde”, eletrovia com mais de 1.100 quilômetros de extensão entre a Bahia e o Rio Grande do Norte, com 18 pontos de recarga para veículos elétricos, sendo doze ao longo das rodovias e seis em shoppings localizados em Salvador, Recife e Natal. O projeto faz parte do programa de Pesquisa e Desenvolvimento (P&D), regulado pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Publicidade

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos