Negócios

Startup de carros elétricos pode valer o mesmo que Honda em IPO

Apoiada pela Amazon, empresa tem como meta uma avaliação de mais de 53 bilhões de dólares

Startup de carros elétricos pode valer o mesmo que Honda em IPO
O modelo R1S SUV da Rivian no Los Angeles Auto Show de 2018 (Foto: Mike Blake/Reuters)
  • Desde o ano passado, as empresas de carros elétricos emergiram como alguns dos investimentos mais quentes, como a própria Tesla

A Rivian, apoiada pela Amazon, tem como meta uma avaliação de mais de 53 bilhões de dólares na sua estreia em bolsa nos EUA, tornando a fabricante de veículos elétricos potencialmente quase tão valiosa quanto a Honda.

A startup pretende levantar até 8,4 bilhões de dólares, no que seria a terceira maior oferta inicial de ações (IPO) na última década nos Estados Unidos. Apenas três empresas levantaram mais de 8 bilhões de dólares ao abrir o capital desde 2011, de acordo com dados da Dealogic.

O Alibaba captou recorde de 25 bilhões de dólares em 2014, a Meta, nome novo do Facebook, captou 16 bilhões em 2012, enquanto o Uber levantou 8,1 bilhões em 2019.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Desde o ano passado, as empresas de carros elétricos emergiram como alguns dos investimentos mais quentes, como a própria Tesla.

Embora ainda não tenha vendido muitos carros elétricos, a Rivian tende a valer mais do que Ferrari e menos do que Honda, General Motors e Ford.

Fundada em 2009 a startup tem investido pesado para aumentar a produção, incluindo sua picape R1T totalmente elétrica, que foi lançada em setembro.

A Rivian, que revelou prejuízo de quase 1 bilhão de dólares no primeiro semestre, tinha cerca de 48.390 encomendas de suas picapes e SUVs R1S nos Estados Unidos e Canadá em setembro. Atualmente, ela segue uma estratégia de duas vias: montar vans elétricas para a Amazon e desenvolver uma picape elétrica para público de mais alto padrão.

A Amazon, que revelou ter uma fatia de 20% na Rivian no fim de outubro, encomendou 100 mil de suas vans elétricas como parte do esforço para reduzir a pegada de carbono.

Publicidade

A Rivian, que protocolou o pedido de IPO de forma confidencial em agosto, enfrentará forte concorrência das montadoras nos mercados de consumo e de vans comerciais.

A Ford disse na semana passada que tem mais de 160 mil pedidos de sua picape elétrica F-150 Lightning e que uma versão elétrica de sua van comercial Transit está toda esgotada. A GM está preparando a produção de vans, SUVs e picapes elétricas.

A Rivian disse que venderá 135 milhões de ações a uma faixa de preço entre 57 e 62 dólares cada.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos