

Os maiores bancos dos Estados Unidos continuam a investir em novos funcionários mesmo quando os executivos das maiores empresas de Wall Street falam sobre reduzir gastos em meio a uma queda nas negociações.
Publicidade
Os maiores bancos dos Estados Unidos continuam a investir em novos funcionários mesmo quando os executivos das maiores empresas de Wall Street falam sobre reduzir gastos em meio a uma queda nas negociações.
CONTINUA APÓS A PUBLICIDADE
As empresas Goldman, Morgan Stanley, Citigroup, JPMorgan Chase e Bank of America relataram que o número de funcionários no terceiro trimestre aumentou em relação aos três meses anteriores e também em relação a um ano antes. Dos seis maiores bancos, todos os quais divulgaram resultados financeiros na semana passada, apenas o Wells Fargo cortou o tamanho da sua equipe, com uma redução de 5,8% em relação ao ano anterior.
“Continuamos a fazer investimentos constantes em nosso pessoal, tecnologia, marketing e centros financeiros”, disse o diretor financeiro do Bank of America, Alastair Borthwick, em uma teleconferência com analistas na segunda-feira.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Com os lucros de Wall Street prejudicados por uma queda nas fusões e aquisições e quedas nas vendas de ações e dívidas em meio a mercados tumultuados – e com ainda mais problemas por vir se os EUA entrarem em recessão, como muitos economistas estão prevendo – algumas empresas deram a entender em cortes de pessoal.
“Obviamente, estamos analisando o número de funcionários”, disse o presidente-executivo da Morgan Stanley, James Gorman. Enquanto isso, o Goldman Sachs está embarcando em sua maior rodada de cortes de empregos desde o início da crise da covid-19 e tem planos para eliminar várias centenas de cargos, afirmaram pessoas com conhecimento no assunto.
“Temos um processo que fazemos todos os anos em que analisamos os piores desempenhos”, disse o CEO do Goldman, David Solomon, na terça-feira em entrevista à CNBC. O processo foi interrompido durante a pandemia e retomado neste outono, disse ele, acrescentando que os cortes envolvem um “pequeno” número de “pessoas que achamos que não estão trabalhando em seus empregos”.
Ainda assim, a Goldman informou a adição de 2.100 funcionários no terceiro trimestre, representando um crescimento de 4,5% em sua força de trabalho em relação aos três meses anteriores e 14% em relação ao ano anterior – o maior aumento de 2021 entre os maiores bancos dos EUA. A expansão reflete “o momento das contratações de campus e investimentos em iniciativas de crescimento”, disse a empresa com sede em Nova York sobre seus resultados do terceiro trimestre.
Publicidade
O Morgan Stanley, por sua vez, adicionou 3.181 funcionários no terceiro trimestre, expandindo seu quadro de empregados de 4,1% em relação aos três meses anteriores e 11% em relação ao ano anterior.
“Você precisa levar em conta a taxa de crescimento que tivemos nos últimos anos”, disse Gorman na teleconferência para falar do terceiro trimestre de sua empresa. “Aprendemos algumas coisas durante a Covid sobre como podemos operar de forma mais eficiente. Então, isso é algo em que a equipe de gerenciamento está trabalhando até o final do ano.”
Na cidade de Nova York, a indústria de valores mobiliários teve seu pico de emprego em 2000, antes da crise financeira global, com a força de trabalho agora 10% menor, de acordo com o Controlador do Estado de Nova York Thomas DiNapoli. No ano passado, a indústria totalizou 180.000 e pouco mudou em relação a 2020, disse ele em março.
O Bank of America registrou 3.446 funcionários adicionais no terceiro trimestre, representando um aumento de 1,8% em relação ao ano anterior, enquanto o JPMorgan aumentou seu número de funcionários em 9.980 nos três meses, proporcionando um ganho anual de 8,5%. Enquanto isso, no Wells Fargo, a força de trabalho foi reduzida em 14.662 pessoas em relação ao terceiro trimestre do ano passado. O CFO Michael Santomassimo, durante uma teleconferência na sexta-feira, divulgou os cortes como forma de o banco controlar os custos.
Publicidade
“Excluindo as perdas operacionais, nossas despesas teriam caído ano a ano por seis trimestres consecutivos”, disse Santomassimo. “Outra maneira de ver o impacto de nossas iniciativas de eficiência é por meio da redução do número de funcionários, que diminuiu por nove trimestres consecutivos”.
Tradução feita por Maria Clara Matos
Invista em informação
As notícias mais importantes sobre mercado, investimentos e finanças pessoais direto no seu navegador