Negócios

Coinbase estreia na Nasdaq avaliada em quase US$ 100 bi

A ação abriu a 381 dólares, alta de 52,4% em relação ao preço de referência de 250 dólares

Coinbase estreia na Nasdaq avaliada em quase US$ 100 bi
O app da Coinbase, a bolsa de criptomoedas dos Estados Unidos (Foto: Tiffany Hagler-Geard/Bloomberg)

(Reuters) – A bolsa de criptomoedas Coinbase Global foi avaliada em quase 100 bilhões de dólares em sua estreia na Nasdaq nesta quarta-feira (14), um movimento que representa outro marco no desenvolvimento do bitcoin e de outros ativos digitais.

A estreia da empresa no mercado de ações, feita por meio de uma listagem direta em que nenhuma ação é vendida antes da abertura, ocorre em meio a um aumento no valor das criptomoedas que tem atraído interesse de grandes investidores institucionais.

A ação da Coinbase abriu a 381 dólares, alta de 52,4% em relação ao preço de referência de 250 dólares. O preço de abertura ficou 10,9% acima do preço médio de 343,58 dólares que as ações estavam sendo negociadas de forma privada no primeiro trimestre de 2021.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A 381 dólares por papel, a Coinbase tem uma avaliação totalmente diluída, que inclui opções de ações não adquiridas e ações restritas, de 99,95 bilhões de dólares e um valor de mercado de 75,9 bilhões de dólares.

Por volta das 15h (horário de Brasília), as ações disparavam 52,2%, a 398 dólares. Na máxima, até o momento, chegaram a 429,54 dólares.

Fundada em 2012, a empresa com sede em São Francisco possui 56 milhões de usuários em todo o mundo e cerca de 223 bilhões de dólares em ativos em sua plataforma, respondendo por 11,3% da participação no mercado de criptomoedas.

“Estamos muito gratos por sermos capazes de trazer transparência para a criptoeconomia, o ecossistema que todos nós temos construído nos últimos 10 anos”, disse a vice-presidente financeira da Coinbase, Alesia Haas, em uma entrevista.

“Isso só traz esse nível de reconhecimento de que esta é uma indústria que está aqui, que está crescendo, e que (não está apenas) nas esquinas.”

Publicidade

A Coinbase foi avaliada em pouco menos de 6 bilhões de dólares em setembro, mas a cifra cresceu em linha com os ganhos do bitcoin neste ano.

A maior e mais conhecida criptomoeda do mundo atingiu um recorde de 64.895,22 dólares nesta quarta-feira e mais do que dobrou de valor este ano, à medida que bancos e empresas se entusiasmaram com o ativo emergente em um mundo de juros baixos.

Os resultados financeiros mais recentes da Coinbase ressaltam como as receitas aumentaram em sincronia com a recuperação dos volumes e preços de negociação do bitcoin.

No primeiro trimestre do ano, a Coinbase estimou uma receita de mais de 1,8 bilhão de dólares e lucro líquido entre 730 milhões e 800 milhões de dólares, contra uma receita de 1,3 bilhão para todo o ano de 2020.

“A correlação com o bitcoin será muito alta depois que a ação se estabilizar após a listagem”, disse Larry Cermak, diretor do site especializado em criptomoedas The Block. “Quando o preço do bitcoin recuar é inevitável que a receita da Coinbase e o preço da ação vai cair também.”

Publicidade

(Reportagem adicional de Niket Nishant em Bengaluru e Tom Wilson e Anna Irrera em Londres)