O que este conteúdo fez por você?
- Aos 94 anos, Warren Buffett, número 5 na Fortune 500, continua mantendo o mundo dos negócios interessado no que ele está comprando ou vendendo
- 9 das 10 empresas mais valiosas negociadas nas bolsas de valores dos EUA são empresas de tecnologia
- O Walmart teria que se valorizar em 41% a mais apenas para igualar o valor de mercado da Berkshire
Bem-vindo ao último mês de 2024. À medida que a adoção da IA acelerou este ano, o grupo de ações com forte presença tecnológica conhecido como os “Magníficos Sete” (Alphabet, Amazon, Apple, Meta, Microsoft, Nvidia e Tesla) frequentemente esteve sob os holofotes. Mas a holding Berkshire Hathaway está dando uma corrida pelo dinheiro às grandes empresas de tecnologia.
Leia também
Aos 94 anos, Warren Buffett, presidente e CEO da Berkshire Hathaway, número 5 na Fortune 500, continua mantendo o mundo dos negócios interessado no que ele está comprando ou vendendo. O valor de mercado da empresa ultrapassou US$1 trilhão há alguns meses, e ela se situa logo abaixo da Tesla e acima da Taiwan Semiconductor.
No entanto, a empresa de Buffett é distinta por algumas de suas participações. Sua propriedade emblemática é a Geico Insurance, e ela também possui marcas como Duracell, Fruit of the Loom, Dairy Queen e BNSF Railway, que se tornaram nomes familiares há mais de meio século.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Atualmente, nove das 10 empresas mais valiosas negociadas nas bolsas de valores dos EUA são empresas de tecnologia, lideradas pela Apple (nº 1) e Nvidia (nº 2), juntamente com Microsoft, Alphabet e mais, segundo este artigo da Fortune. E então — há a Berkshire Hathaway. O valor de mercado da empresa também supera o de todas as outras empresas não tecnológicas. Só para se ter ideia, o Walmart teria que se valorizar em 41% a mais, apenas para igualar o valor de mercado da Berkshire.
“Até agora, neste ano fascinado por tecnologia, as ações da Berkshire superaram as da Apple, Microsoft e Alphabet”, diz a reportagem. “Ela superou o Nasdaq, pesado em tecnologia, bem como o S&P, o Dow e o Russell 2000. É difícil lembrar que o CEO Warren Buffett disse a seus acionistas em fevereiro passado, ‘No geral, não temos possibilidade de um desempenho espetacular.'”
No entanto, a capitalização de mercado não é a maneira favorita de Buffett avaliar uma empresa. “A capitalização de mercado mede as expectativas do mercado, não os resultados financeiros mensuráveis, e como Buffett frequentemente observa, o Sr. Mercado tem oscilações de humor”, escreve Colvin.
Para saber mais sobre a métrica financeira favorita de Buffett, juntamente com os lugares-comuns de negócios que ele despreza, você pode ler a análise completa de Colvin aqui.
Publicidade
Buffett, que definitivamente criou um legado de investimento, recentemente tornou-se reflexivo sobre sua vida em uma carta de 25 de novembro aos acionistas. “O tempo sempre vence”, escreve Buffett. “Mas ele pode ser volúvel — de fato injusto e até cruel — às vezes terminando a vida no nascimento ou logo depois, enquanto, em outras vezes, esperando um século ou mais antes de fazer uma visita. Até agora, tive muita sorte, mas, antes que demore, ele chegará até mim.”
Buffett revelou que está distribuindo mais US$ 1 bilhão para as fundações de sua família. Isso coincide com seu compromisso de longa data de doar mais de 99% de seu patrimônio.
Esta história foi originalmente apresentada no Fortune.com
c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group
Publicidade
*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.