Negócios

‘Flash crash’ atinge bolsas europeias; causa ainda não foi confirmada

Queda repentina nos mercados nórdicos teria sido o resultado de uma ordem de venda colocada pelo Citigroup

‘Flash crash’ atinge bolsas europeias; causa ainda não foi confirmada
Foto: Pixabay
  • Ações na região nórdica foram as que mais sofreram, com o índice OMX, de Estocolmo, recuando quase 8% antes de se recuperar

Negociações foram interrompidas em alguns mercados acionários europeus na manhã de hoje, após grandes índices registrarem queda robusta por alguns minutos por volta das 5h (de Brasília).

Nasdaq e Euronext, que operam bolsas de valores no Velho Continente, afirmaram que estão investigando a causa. Até agora, a Nasdaq não viu nenhuma razão para cancelar as negociações que foram feitas durante este evento, disse uma porta-voz. Investidores especularam que o incidente pode ter sido causado por erro humano.

Ações na região nórdica foram as que mais sofreram, com o índice OMX, de Estocolmo, recuando quase 8% antes de se recuperar. O índice equivalente da Dinamarca caiu mais de 6% no mesmo período e também se recuperou em grande parte. A porta-voz da Nasdaq disse que as quedas foram desencadeadas por “um evento de venda”.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A forte queda repentina nos mercados nórdicos teria sido o resultado de uma única ordem de venda colocada pelo Citigroup, segundo duas fontes familiarizadas com o assunto, e envolveu um cálculo errado relacionado a um índice do Nasdaq que abarca empresas suecas, disse uma fonte. O Citi não quis comentar.

Os mercados administrados pela Euronext NV, com sede em Amsterdã, também caíram antes de se recuperar em grande parte. O índice holandês AEX cedeu 3% e o BEL20 da Bélgica recuou mais de 5%. O CAC40 da França caiu 3%.

A Euronext interrompeu temporariamente as negociações para tentar diminuir o impacto nos mercados, de acordo com um porta-voz. A Nasdaq disse que usou circuit breakers logo após a queda nas principais ações das bolsas nórdicas, incluindo Kone Oyj e Stora Enso Oyj.

Com Reuters

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos