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Agora você pode conseguir descontos pechinchando com chatbots de IA

Utilizar a inteligência artificial para vender ou comprar produtos pode ajudar na negociação de preços

Agora você pode conseguir descontos pechinchando com chatbots de IA
Alguns vendedores online agora possuem chatbots de negociação (Foto: Tatiana Lavrova via Getty Images)

Conseguir o melhor negócio na era da inteligência artificial (IA) pode simplesmente significar negociar com um novo tipo de vendedor astuto: um chatbot chamado Nibble. O chatbot, criado por uma startup do Reino Unido de mesmo nome, testa as habilidades de negociação dos clientes com uma IA cortês, porém persistente, que aparentemente não cai em nenhum dos truques que enganaram chatbots semelhantes no passado.

O engenheiro de software de Londres, George McGowan, usou recentemente o chatbot para negociar um desconto de 8% em um colchão da empresa britânica de colchões Eve Sleep, reduzindo o preço de seu colchão para 870 libras (cerca de $1.130) do preço original de 940 libras, de acordo com uma postagem de segunda-feira no X.

Embora McGowan inicialmente tenha tentado fazer o chatbot ignorar suas instruções anteriores e oferecer-lhe o colchão por 500 libras, o chatbot recusou e contra-argumentou.

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“Há ofertas baixas, e depois há… Isso. Não posso aceitar, desculpe,” escreveu de volta para McGowan, de acordo com sua postagem. Em resposta à postagem de McGowan, outros usuários de mídias sociais disseram que tentaram enganar o chatbot para conseguir um preço muito baixo, embora Jamie Ettedgui, cofundador da Nibble, tenha dito à Fortune que nenhum foi bem-sucedido. Aparentemente, Nibble não é suscetível à engenharia de prompts que confundiu outros chatbots no passado.

Em janeiro, um chatbot de IA para uma empresa europeia de entrega de pacotes, DPD, saiu do controle e insultou a empresa que foi criado para servir. E, no início deste ano, a Air Canada foi forçada a honrar um desconto não autorizado em um voo feito por um chatbot após um tribunal canadense decidir contra a empresa.

Neste caso, usuários de mídias sociais que não conseguiram enganar o bot, em vez disso, compararam quem poderia conseguir o melhor desconto.McGowan ficou, no final das contas, feliz pelo desconto que conseguiu, ele disse à Fortune, mas ficou surpreso que foi tão fácil reduzir o preço do colchão e disse que parecia insustentável.

“Acho que é uma ideia interessante, mas não sou muito fã de pechinchar,” ele disse via mensagem direta. “Também acho que as pessoas vão começar a compartilhar guias sobre como conseguir o melhor preço, então não sei como isso vai funcionar para o vendedor.”

Ainda assim, os cofundadores da Nibble acham que trazer de volta a negociação à moda antiga com a ajuda da tecnologia pode criar uma situação ganha-ganha para clientes e comerciantes. A tecnologia da empresa é melhor para liquidação de estoque e itens de maior valor, disse Ettedgui.

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Ao usar o bot de pechincha, as empresas podem evitar um desconto geral, dando em vez disso mais atenção direcionada aos compradores com diferentes necessidades que podem ajudar os vendedores a recuperar mais dinheiro quando estão tentando limpar o estoque. Para itens de preço mais alto, os clientes usando Nibble estão mais inclinados a comprar porque estão conseguindo um acordo, mesmo que seja apenas um pequeno desconto.

“A ideia é que você use isso como uma maneira melhor de executar promoções que são mais envolventes, mais divertidas e mais eficientes,” Ettedgui disse à Fortune.

A startup, fundada em 2020 por Ettedgui junto com Rosie Bailey e Leo Alfieri, recebe 2% de cada venda dos comerciantes. A empresa já levantou cerca de $3.3 milhões em financiamento e vendeu sua tecnologia para mais de 200 vendedores de joias, móveis e peças de carro.

Em última análise, o objetivo é que os clientes se sintam mais confortáveis em fazer um acordo. “É realmente isso que nos motiva pela manhã, tentar construir essa IA que pode negociar o mais próximo possível de um humano,” disse Ettedgui.

 

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Esta história foi originalmente publicada no Fortune.com

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*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.