Greg Abel, em pé, ao lado de Warren Buffett durante encontro anual da Berkshire Hathaway. Foto: Matthew Putney/AP Content Services for Jazwares
O maior investidor do mundo, Warren Buffett, surpreendeu o mercado financeiro ao anunciar neste sábado (3) que pretende se aposentar até o final deste ano. A sucessão na Berkshire Hathaway sempre foi um tema recorrente nos encontros anuais da companhia, especialmente porque Buffett já possui 94 ano de idade. Ainda assim, persistiam incertezas sobre quando e como ocorreria a transição. Greg Abel, no entanto, já era amplamente apontado como o favorito para assumir o comando no lugar do megainvestidor.
Quem encerrou parte do mistério sobre a sucessão na Berkshire foi Charlie Munger, braço direito de Buffett que faleceu no final de 2023 aos 99 anos. Na reunião anual de 2021 da empresa, Munger deixou escapar a escolha por Abel, mantida em segredo por muito tempo. Os detalhes dessa história podem ser conferidos aqui.
Abel nasceu em 1962 em Edmonton, na província de Alberta, no Canadá. Após se formar com distinção na Universidade de Alberta em 1984, o executivo ingressou na PricewaterhouseCoopers (PwC) em Edmonton. Buscando expandir suas oportunidades, logo se mudou para o escritório da empresa em São Francisco, onde um de seus clientes era a CalEnergy, companhia na qual Abel passou a trabalhar em 1992.
Em 1999, a empresa passou a se chamar MidAmerican Energy Holdings Company e ele foi nomeado presidente. Em 2008, assumiu o cargo de CEO e, em 2011, também passou a ocupar a presidência do conselho. Já em 2014, a MidAmerican foi renomeada como Berkshire Hathaway Energy (BHE).
Como CEO da BHE a partir de 2008, Abel construiu um negócio que abrange um universo de concessionárias, gasodutos, usinas de gás natural, fazendas de energia eólica e solar, além de vastas redes de transmissão, que juntas formam um dos pilares do império de Buffett.
A BHE encerrou o primeiro trimestre de 2025 com um aumento anual de 53% nos lucros, alcançando um resultado de US$ 1,097 bilhão, contra os US$ 717 milhões reportados no mesmo período de 2024.
Ao longo do seu caminho na BHE, o canadense de 62 anos conquistou a confiança de Buffett, demonstrando habilidade para identificar oportunidades e evitar grandes riscos. “Há muitas pessoas inteligentes neste mundo, mas algumas delas fazem coisas muito estúpidas”, declarou Buffett uma vez. “Greg é um cara inteligente que nunca fará uma coisa estúpida.”
Publicidade
Durante a reunião da Berkshire deste sábado, Abel respondeu diferentes perguntas dos participantes e ressaltou que encara a figura de Buffett como a de um professor. “Gosto sempre de aprender com ele”, afirmou, ressaltando que deseja seguir a mesma filosofia do megainvestidor na Berkshire, priorizando investimentos de longo prazo e o acompanhamento de perto de cada balanço.
Como será a sucessão na Berkshire Hathaway?
Buffett informou que apresentará a recomendação de Abel ao conselho de administração da Berkshire na reunião de domingo (4). A partir daí, os membros poderão fazer perguntas sobre como será o processo de transição antes de tomar uma decisão formal. Buffett acredita que os 11 diretores serão unanimemente favoráveis à nomeação do canadense.
“Eu ainda estarei por perto e serei útil em alguns casos, mas a palavra final será dada por Greg em qualquer assunto. Greg não sabia disto até agora. Ele será o CEO e ponto”, disse o megainvestidor, no fim do encontro com investidores da Berkshire Hathaway.
Com o anúncio da notícia, a plateia e Greg Abel irromperam em aplausos. Logo depois, WarrenBuffett mostrou que o seu senso de humor segue intacto. “O entusiasmo demonstrado por essa resposta pode ser interpretado de duas maneiras”, disse.