Publicidade

Negócios

Dança das cadeiras de CFOs: por que mais diretores financeiros preferem se aposentar ou mudar de emprego?

Cada vez mais diretores financeiros estão procurando se aposentar, e outros optam por mudar para novas posições

Dança das cadeiras de CFOs: por que mais diretores financeiros preferem se aposentar ou mudar de emprego?
Demissão e aposentadoria de CFOs. (Foto: Evanto Elements)
O que este conteúdo fez por você?
  • No primeiro semestre, a rotatividade de CFOs alcançou 8,9% globalmente, superando os níveis de 2022 e 2023
  • As razões pelas quais eles não estão buscando outro cargo de CFO variam desde esgotamento até segurança financeira
  • Olhando especificamente para o S&P 500, mais da metade dos CFOs que saíram mudaram para novos cargos

À medida que a incerteza econômica continua, o ritmo de rotatividade de executivos como CFOs aumentou no primeiro semestre de 2024, segundo pesquisas. Alguns diretores financeiros estão procurando se aposentar, e outros estão se mudando para novas posições.

Olhando para o primeiro semestre, de 1º de janeiro a 30 de junho, a rotatividade de CFOs alcançou 8,9% globalmente, superando os níveis de 2022 e 2023, de acordo com a firma de consultoria de liderança Russell Reynolds Associates (RRA). No primeiro semestre de 2023, a rotatividade alcançou 8,3%, enquanto o número para o mesmo período em 2022 foi de 8,5%.

O índice de Rotatividade Global de CFOs da RRA é um composto de vários índices, como o S&P 500, FTSE 100 e ASX 200, que é atualizado trimestralmente. Os dados mostram que, globalmente, 163 novos CFOs foram nomeados no primeiro semestre de 2024.

Por que os CFOs estão se aposentando?

Outra descoberta é que os CFOs estão optando por se aposentar, com 54% dos CFOs que saíram no primeiro semestre se aposentando ou se movendo exclusivamente para cargos de conselho, o que representa um aumento de 15 pontos percentuais ano a ano – um recorde de cinco anos, segundo a RRA.

As razões pelas quais eles não estão buscando outro cargo de CFO variam desde esgotamento até segurança financeira, ou simplesmente sentindo que a aposentadoria é a melhor opção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Após alguns anos de um ambiente econômico tumultuado, alguns CFOs que estão em suas empresas há tempo suficiente para que suas ações sejam integralizadas estão “simplesmente prontos para pendurar as chuteiras”, disse Jenna Fisher, diretora administrativa e chefe da prática de CFO na RRA. Eles podem estar prontos para o próximo passo além de um executivo de C-suite, como um parceiro operacional, um investidor anjo ou um membro de conselho em tempo integral.

Alguns exemplos recentes que vêm à mente são Mike Smith, que serviu como EVP e CFO na McCormick & Company desde 2016, e está na empresa há mais de três décadas. Ele se aposentará em 28 de fevereiro de 2025. KC McClure, CFO na Accenture, está se aposentando após 36 anos de serviço. McClure deixará o cargo de CFO e membro do Comitê de Gestão Global em 30 de novembro, e se aposentará em 31 de março de 2025. Tracey T. Travis, EVP e CFO na The Estée Lauder Companies Inc. decidiu se aposentar, com efeito em 30 de junho de 2025, após mais de 12 anos de liderança e serviço na empresa.

Jack Hartung, CFO na Chipotle Mexican Grill, Inc. desde 2002, estava programado para se aposentar em 31 de março de 2025. No entanto, após o CEO da Chipotle, Brian Niccol, deixar o cargo para se tornar CEO da Starbucks, Inc., Hartung concordou em adiar sua aposentadoria e assumir o cargo de presidente de estratégia, finanças e cadeia de suprimentos.

Olhando especificamente para o S&P 500, mais da metade (54%) dos CFOs que saíram mudaram para novos cargos, segundo a RRA. Os CFOs também estão sendo promovidos, movendo-se para cargos de diretor de operações ou presidente, até mesmo cargos de CEO em alguns casos, e isso está criando uma restrição no lado da oferta de CFOs, disse Fisher.

Um anúncio recente é a promoção do CFO da Raymond James Financial, Paul Shoukry, a presidente, e espera-se que ele se torne o CEO da empresa em algum momento durante o ano fiscal de 2025.

Publicidade

Será interessante ver se a tendência de aposentadoria ou mudança de cargos dos CFOs continua no segundo semestre de 2024.

Esta história foi originalmente publicada em Fortune.com

c.2024 Fortune Media IP Limited
Distribuído por The New York Times Licensing Group

*Este conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de Inteligência Artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.

Publicidade