

As ações de montadoras ao redor do mundo despencaram na quinta-feira (27) depois que o presidente Donald Trump anunciou planos de impor uma tarifa de 25% sobre carros importados e algumas peças a partir da próxima semana.
Entre os mais afetados estavam as montadoras baseadas na Alemanha, Japão e Coreia do Sul, que vendem muitos de seus carros nos Estados Unidos e dependem de cadeias de suprimentos complexas que cruzam fronteiras, incluindo de locais de produção no México e Canadá.
As ações da Volkswagen da Alemanha, a maior montadora da Europa, caíram 2%. Outras montadoras alemãs como Mercedes-Benz e BMW caíram de 2% a 3% no mercado europeu.
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A Stellantis, controladora da Chrysler, Fiat, Jeep, Peugeot e Ram, viu suas ações europeias caírem cerca de 4%.
As ações da Toyota Motor, Honda Motor e Nissan Motor do Japão todas caíram cerca de 2% em Tóquio. As ações da Hyundai Motor e Kia da Coreia do Sul caíram de 3% a 5% em Seul.
As principais montadoras de Detroit, que constroem alguns de seus veículos no Canadá e México, também foram atingidas. As ações da General Motors caíram mais de 6% no pré-mercado. As ações da Ford oscilaram, inicialmente caindo acentuadamente antes de se recuperarem para negociar estáveis.
As ações da Tata Motors da Índia despencaram quase 6%. A empresa é proprietária da companhia britânica Jaguar Land Rover, que importa todos os carros de luxo que vende nos Estados Unidos. A Porsche da Alemanha, cujas ações caíram 4%, também importa todos os carros que vende na América.
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Quase metade de todos os veículos vendidos nos Estados Unidos são importados, assim como quase 60% das peças em veículos montados lá. Para muitas montadoras estrangeiras, os Estados Unidos são um mercado crítico: Quase 1 de cada 3 Porsches, e 1 de cada 6 BMWs, são enviados para lá. As empresas alemãs também exportam cerca de US$ 8 bilhões em peças de automóveis para os Estados Unidos.
“Uma vez que todos os países do mundo são afetados, é provável que seja difícil para países como a Alemanha redirecionar carros para terceiros países e vendê-los lá”, escreveram analistas do Commerzbank em uma nota.
A BMW alertou este mês que esperava que os conflitos comerciais custassem à empresa US$ 1 bilhão este ano.
A queda nas ações automotivas derrubou os índices de ações de referência em grandes países exportadores. O DAX da Alemanha caiu quase 1%, enquanto o KOSPI da Coreia do Sul caiu 1,4% e o Nikkei 225 do Japão estava em baixa de 0,6%.
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Os futuros do índice S&P 500 sugeriram que ele abriria inalterado depois de ter caído mais de 1% na quarta-feira com a notícia de que as tarifas automotivas seriam anunciadas após o fechamento do mercado.
Houve sinais de nervosismo em outros mercados. O preço do ouro, que vem batendo recordes à medida que os investidores buscavam um refúgio da incerteza comercial e geopolítica, saltou mais de 1%, subindo ainda mais acima de US$ 3.000 por onça. Analistas do Goldman Sachs elevaram sua previsão, dizendo que esperavam que o ouro atingisse US$ 3.300 até o final do ano.
Na quarta-feira (26), Trump disse que esperava que as tarifas automotivas fossem permanentes. Ainda assim, muitos analistas financeiros acreditam que o dano econômico poderia ser tão severo que as tarifas seriam reduzidas.
“Acreditamos que é improvável que o novo regime tarifário dure, dado o amplo dano que causará em várias indústrias e o impacto inflacionário na economia dos EUA”, escreveram analistas da Bernstein.
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Mas os investidores recentemente foram pegos de surpresa pela abordagem comercial agressiva da administração, que também inclui tarifas adicionais elevadas sobre todas as importações de bens dos EUA da China e uma grande parcela de bens do Canadá e México. Trump e seus assessores disseram que uma recessão é possível, enfatizando que a dor de curto prazo valeria a pena a longo prazo.
“É difícil julgar a duração de políticas tão agressivas se estas causarem uma queda no mercado que não parece ser transitória”, acrescentaram os analistas da Bernstein.
As ações da Tesla, que deve sofrer menos com as tarifas do que suas concorrentes porque fabrica todos os carros que vende nos Estados Unidos na Califórnia e no Texas, estavam ligeiramente mais fortes no pré-mercado. Trump disse na quarta-feira que Elon Musk, CEO da Tesla que assumiu um papel de liderança na Casa Branca, não influenciou sua decisão de impor tarifas.
*Esta história foi originalmente publicada no The New York Times (c.2024 The New York Times Company) e distribuída por The New York Times Licensing Group. O conteúdo foi traduzido com o auxílio de ferramentas de inteligência artificial e revisado por nossa equipe editorial. Saiba mais em nossa Política de IA.
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