

A Telefônica (VIVT3) e a Microsoft (MSFT34) anunciaram uma nova etapa da sua parceria para desenvolvimento de serviços digitais dentro do conceito de Open Gateway – negócio que vem se configurando como uma das principais apostas das operadoras de telecomunicações.
O Open Gateway é uma iniciativa coordenada pela associação global das operadoras, a GSMA, para a padronização da tecnologia usada nas diferentes redes de telecomunicações ao redor do mundo. A padronização serve para conectar as redes de modo que os usuários de internet e os desenvolvedores de aplicativos possam ter um ponto de acesso único às redes de empresas diferentes. Essa facilidade abre caminho para o desenvolvimento de novas aplicativos e funcionalidades nos celulares.
A Telefônica (dona da Vivo no Brasil) e a Microsoft comunicaram que a parceria, iniciada um ano atrás, receberá novos esforços “financeiros, tecnológicos e profissionais”, bem como uma estratégia conjunta para fornecer soluções para outras operadoras. Nesse contexto, a plataforma digital da Telefônica, Kernel, migrará para a ferramenta de computação na nuvem da Microsoft, Azure.
Publicidade
Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos
Segundo as empresas, esta colaboração também abrange a criação de serviços digitais, aprimorados por recursos de Inteligência Artificial (IA) generativa. “Esta parceria nos permitirá impulsionar a transformação digital e criar novas oportunidades para operadoras, desenvolvedores e empresas de telecomunicações”, afirmou, em nota, o presidente da Microsoft Espanha, Paco Salcedo.
No Brasil, a Telefônica também está buscando acelerar a diversificação das receitas provenientes de serviços digitais, como parte de uma iniciativa para transformar a companhia em um ecossistema completo de tecnologia, indo muito além da telefonia e internet.
A estratégia vem sendo colocada em prática nos últimos anos, mas tem pela frente novas fronteiras a serem exploradas. Uma delas é o desenvolvimento de ferramentas para desenvolvedores de aplicativos de qualquer área: bancos, montadoras, varejistas ou produtoras de games, por exemplo, por meio da iniciativa Open Gateway, de Telefônica (VIVT3) e Microsoft (MSFT34) .