Negócios

VIX, o ‘Índice do Medo’, cai após reunião do FED

Idealizado pela Chicago Board Options Exchange, em 1993, o VIX ganha holofotes em momentos de temor no mercado

VIX, o ‘Índice do Medo’, cai após reunião do FED
Índice baseado nos dados de S&P 500 aponta os rumos do mercado e a volatilidade de preços – Foto: REUTERS/Amanda Perobelli
  • O VIX disparou de 23,96 pontos em 8 de junho para 32,60 pontos até a abertura desta quarta-feira (15)
  • As bruscas oscilações do VIX nos últimos dias apontam que as opções para o S&P 500 com vencimento em até um mês estão distorcidas e não demonstram direção definida

O Volatility Index, VIX ou “Índice do Medo”, como é mais conhecido, diminuiu após o anúncio do aumento de juros pelo banco central norte-americano, o Fed, chegando a 28,72 pontos. Uma hora antes, o indicador chegou a faixa dos 32,60 pontos, uma das máximas do ano.

Idealizado pela Chicago Board Options Exchange, em 1993, o VIX ganha holofotes em momentos de temor no mercado como o atual, provocado pela alta de juros e da inflação.

Tomando como base os dados de preços do S&P 500 dos últimos 30 dias, o “Índice do Medo” ajuda os investidores e especuladores a terem uma noção da variação do valor fixado dos derivativos e também a expectativa para a volatilidade no período.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As bruscas oscilações do VIX nos últimos dias apontam que as opções para o S&P 500 com vencimento em até um mês estão distorcidas e não demonstram direção definida. Isso faz com que os contratos, que negociam o direito de comprar ou vender o índice condicionado a uma determinada pontuação, sejam utilizados por aqueles que querem minimizar riscos, valendo também para os investidores que buscam maximizar lucros.

O VIX disparou de 23,96 pontos em 8 de junho para 32,60 pontos até a abertura desta quarta-feira (15), demonstrando um aumento do medo no mercado, mas oscilando acima dos 30 pontos em diversas vezes no período.

Na segunda-feira (13), o índice chegou a 34,02 pontos. A máxima anual, atingida em 7 de março, foi de 36,45 pontos.

 

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos