Últimas notícias

Aço e carvão despencam na China, mas minério de ferro se recupera

Intervenção de autoridades chinesas quanto a produção está pesando nos preços

Aço e carvão despencam na China, mas minério de ferro se recupera
Foto: REUTERS/William Hong

Os contratos futuros do aço chinês caíram nesta quarta-feira (27), com os preços das matérias-primas despencando em meio à intervenção do governo para aliviar os preços das commodities, enquanto a demanda pelo metal industrial permaneceu contida por controles de produção.

Os contratos futuros mais ativos do carvão metalúrgico e do coque na Bolsa de Commodities de Dalian caíram 9%, a 2.704 iuanes e 3.430 iuanes, respectivamente, atingindo seus limites diários de negociação.

A queda veio quando o carvão térmico atingiu seu limite de baixa de 10%, depois que o planejador estatal disse que pediu às principais províncias produtoras de carvão que investigassem e regulamentassem os locais de armazenamento ilegais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Os futuros do minério de ferro de referência na bolsa de Dalian, para entrega em janeiro, fecharam em alta de 1%, para 707 iuanes por tonelada, recuperando-se da queda de 4,1% no início da sessão.

Os preços spot do ingrediente siderúrgico com 62% de ferro para entrega na China subiram 1 dólar na quarta-feira, para 122,50 dólares a tonelada, de acordo com a consultoria SteelHome.

“Afetada por controles de consumo de energia, restrições ambientais durante a temporada de aquecimento no inverno e as Olimpíadas de Inverno… a oferta de aço deve ser restringida continuamente, a demanda de minério de ferro será prejudicada no longo prazo”, disseram analistas da CITIC Securities em nota.

O vergalhão de aço na Bolsa de Futuros de Xangai caiu 4,3%, para 4.655 iuanes por tonelada. As bobinas laminadas a quente, usadas em carros e eletrodomésticos, caíram 3,6%, para 5.032 iuanes por tonelada.

Os futuros do aço inoxidável de Xangai fecharam em queda de 2,1%, para 19.630 iuanes por tonelada.

Publicidade