Últimas notícias

BC da Suécia eleva juro básico em 50 p.b. para combater inflação

A meta de inflação do Riksbank, BC sueco, é de 2%

BC da Suécia eleva juro básico em 50 p.b. para combater inflação
A atual geração de traders nos EUA e na Europa, muitos tiveram pouca experiência com os riscos da inflação. Foto: Envato

Por Sergio Caldas – O Banco Central da Suécia decidiu elevar sua taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 0,75%, nesta quinta-feira, seguindo iniciativas semelhantes de outros BCs europeus, na tentativa de combater a disparada da inflação que acomete a economia global.

A decisão do Riksbank, como é conhecido o BC sueco, veio em linha com a expectativa de analistas consultados pelo The Wall Street Journal. Nas últimas semanas, as autoridades monetárias da Noruega e da Suíça também aumentaram seu juros em meio ponto porcentual para lidar com a alta dos preços. O Riksbank agora espera que seu juro básico esteja próximo de 2% no começo do próximo ano, ante projeção anterior de 1,2%.

“A inflação tem avançado rapidamente e espera-se que fique acima de 7% no restante do ano”, disse o BC sueco. “O Riksbank, desta forma, precisa usar a política monetária para garantir que a inflação retorne à meta”, acrescentou.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos