Últimas notícias

Biden celebra dado de inflação e vê economia ‘no caminho certo’

Biden pediu ao Congresso que aprove um pacote do governo para ajudar a conter a inflação

Biden celebra dado de inflação e vê economia ‘no caminho certo’
Joe Biden, o 46º presidente dos Estados Unidos (Foto: Joshua Roberts/Reuters)

(Gabriel Bueno da Costa, Estadão Conteúdo) – O presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, comemorou os números publicados mais cedo do índice de preços ao consumidor (CPI, na sigla em inglês. No início de evento para assinar legislação voltada a apoiar a saúde de veteranos no país, o líder considerou que a economia está “no caminho certo”, mas também lembrou que continua a haver desafios importantes no quadro global.

Biden começou sua fala exaltando a “inflação de zero por cento”, com estabilidade no CPI de julho ante junho. Ele disse que as pessoas ainda estão sentindo o quadro na inflação, mas notou que o núcleo do CPI foi o mais baixo em “vários meses”. O presidente ainda recordou do relatório mensal de empregos (payroll) publicado na sexta-feira, com número de criação de vagas acima do esperado. A combinação dos dois dados é “o tipo de economia que temos construído”.

O presidente americano disse que há “desafios globais”, como a guerra na Ucrânia, problemas em cadeias de produção e shutdowns na Ásia para conter a covid-19. Além disso, voltou a pedir ao Congresso que aprove um pacote do governo para ajudar a conter a inflação, com medidas como cortes em preços de remédios com receita e seguros-saúde e no setor de energia.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Biden considerou que o trabalho para conter a inflação está “longe de concluído, mas estamos indo na direção certa”, com sinais de que os preços começam a moderar. Ele disse que houve “algumas boas notícias econômicas hoje” e previu que haverá outras mais adiante.