Últimas notícias

Bolsas da Europa operam em alta moderada, após perdas por ômicron

Às 06h40 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, avançava 0,17%

Bolsas da Europa operam em alta moderada, após perdas por ômicron
Resultado das principais bolsas de valores da Europa. REUTERS

As bolsas da Europa abriram o pregão desta sexta-feira em alta firme, com recuperação parcial após as perdas da véspera, mas reduziram os ganhos nas horas subsequentes, em meio à divulgação de dados macroeconômicos abaixo das expectativas.

Às 06h40 (de Brasília), o índice Stoxx 600, que reúne as principais ações da região, avançava 0,17%, a 466,23 pontos.

Investidores tentam fechar a semana em tom positivo, depois de sessões marcadas pela volatilidade na esteira das incertezas referentes à variante ômicron do coronavírus.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Indicadores aquém do esperado, no entanto, contiveram o movimento de valorização dos negócios europeus nesta manhã. Os índices de gerentes de compras (PMI, na sigla em inglês) de serviços de Alemanha e zona do euro avançaram em novembro, mas frustraram as previsões dos mercados. O do Reino Unido, por sua vez, registrou leve queda.

A notícia de que a Didi Global fechará capital em Nova York, após pressão do governo chinês, também trouxe alguma cautela às mesas de operações, sobretudo no setor de tecnologia.

O foco nas próximas horas se voltará a novos dados que mostrarão a força das principais economias desenvolvidas no mundo. Às 7h (de Brasília), será divulgado o resultado das vendas no varejo na zona do euro em outubro.

Mais tarde, às 10h30, o Departamento de Trabalho dos Estados Unidos informa o relatório de emprego, payroll, de novembro. Os números fornecerão pistas sobre a força do mercado de trabalho americano e serão usados para balizar a decisão do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) quanto ao ritmo de redução dos estímulos.

Por volta das 06h40, a Bolsa de Londres avançava 0,17%, acompanhada por Frankfurt (+0,28%) e Paris (+0,23%). Milão subia 0,29%, Lisboa ganhava 0,86% e Madri aumentava 0,41%. No câmbio, o euro recuava a US$ 1,1288 e a libra cedia a US$ 1,3275.

Publicidade