Últimas notícias

Citi diz que Petrobras tem números positivos; refino e gás mais fracos

O Citi ainda destaca a entrada em operação do FPSO Guanabara, prevista para 22 de maio

Citi diz que Petrobras tem números positivos; refino e gás mais fracos
Foto: REUTERS/Sergio Moraes
  • No refino, a taxa de utilização atingiu 87%, praticamente estável em relação ao trimestre anterior, principalmente devido a paradas programadas para manutenção.
  • Já a geração de eletricidade caiu 49,9% no trimestre, devido à melhoria das condições hidrológicas, que afetaram positivamente os níveis dos reservatórios hidrelétricos.

Após a Petrobras divulgar seus números de exploração e produção (E&P) do primeiro trimestre de 2022, o Citi reiterou a recomendação de compra para as ações da companhia, com preço-alvo de US$ 14,00 para os ADRs. O valor representa um potencial de alta de 5,2% sobre o último fechamento dos papéis. Segundo o banco, a estatal reportou E&P positivo, mas Refino e Gás e Energia (G&E) mais fracos.

A Petrobras reportou produção comercial total de 2.462 kboed, aumentando 2,4% ante o quarto trimestre e 0,5% em relação ao mesmo período de 2021. A produção total foi de 2.796 kboed, aumentando 3,4% e 1,1% nas mesmas bases de comparação, respectivamente.

Segundo a própria companhia, a produção foi impactada positivamente pela continuidade do ramp-up do FPSO Carioca (campo de Sépia) e P-68 (campo de Berbigão e Sururu), localizados na Bacia de Santos (pré-sal), novos poços produtores do pós-sal em Campos Bacia e recuperação da produção após paradas programadas para manutenção ocorridas durante o quarto trimestre de 2021.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

O Citi ainda destaca a entrada em operação do FPSO Guanabara, prevista para 22 de maio, onde todas as atividades de conexão estão concluídas, aguardando aprovações regulatórias para início de produção. Além disso, ressalta o início da produção de dois novos poços no campo de Roncador somando, 18 kboed, e a conclusão da venda de 100% de participação em sete concessões e UPGN do Cluster Alagoas.

No refino, a taxa de utilização atingiu 87%, praticamente estável em relação ao trimestre anterior, principalmente devido a paradas programadas para manutenção. Já o volume total processado foi de 1.657 kbpd, queda de 9,2% ante o quarto trimestre e de 7,4% em relação ao primeiro trimestre de 2021. Já a produção de derivados de petróleo ficou em 1.726 kbpd, queda de 9,6% e 5,2%, respectivamente. O resultado é atribuído ao desinvestimento da RLAM.

Além disso, as vendas de derivados no mercado interno apresentaram queda de 8% no trimestre, principalmente devido às variações sazonais de diesel, gasolina e GLP, além do menor despacho termelétrico, afetando negativamente as vendas de óleo combustível.

Já a geração de eletricidade caiu 49,9% no trimestre, devido à melhoria das condições hidrológicas, que afetaram positivamente os níveis dos reservatórios hidrelétricos. “Além disso, vale ressaltar que houve redução de 13,7% na comparação com o quarto trimestre nos volumes de vendas de disponibilidade térmica em leilões, em função dos desinvestimentos de termelétricas a óleo no Nordeste brasileiro, como Arembepe, Bahia 1 e Muricy, e o vencimento de diversos acordos ao final do ano passado”, diz o banco.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos