Últimas notícias

Fed: nível restritivo deve seguir ‘por um tempo’, mas será reduzido

Os dirigentes também enfatizaram, na última reunião, a importância de responder aos indicadores

Fed: nível restritivo deve seguir ‘por um tempo’, mas será reduzido
A alta nos juros básicos de moedas mais estáveis gera fuga de capital do Brasil e outros países com economia emergente. (Foto: Mdart10/Shutterstock)

(Gabriel Bueno da Costa e Letícia Simionato, Estadão Conteúdo) – Os dirigentes do Federal Reserve (Fed, o banco central americano) continuam a avaliar que mais altas serão apropriadas nos juros, diante da força da inflação nos Estados Unidos. Na ata de sua última reunião de política monetária, os dirigentes também apontam que será “adequado” manter um nível restritivo na política “por algum tempo”, a fim de garantir que a inflação retorne à meta de 2%. Mais adiante, porém, consideram que será possível reduzir o ritmo das altas, aponta o documento.

Os dirigentes também enfatizaram, na última reunião, a importância de responder aos indicadores, em cada uma de suas decisões. De qualquer modo, o Fed nota que o mercado ainda espera um aperto “significativo” da política monetária nas próximas reuniões.

“Os dirigentes julgaram que, conforme a postura da política monetária é mais apertada, deve ser apropriado em algum momento diminuir o ritmo das altas de juros, enquanto se avaliam os efeitos dos ajustes cumulativos na política sobre a atividade econômica e a inflação”, diz a ata. Para alguns dos dirigentes, uma vez que os juros tenham atingido “nível suficientemente restritivo”, deve ser apropriado manter aquele nível “por algum tempo para garantir que a inflação esteja firmemente no caminho para voltar aos 2%”, segundo o documento.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos