Últimas notícias

Kremlin nega calote russo e diz que pagamentos de títulos foram feitos

A Rússia afirma que tem dinheiro para pagar, e chama o calote de artificial

Kremlin nega calote russo e diz que pagamentos de títulos foram feitos
Moeda de rublo 24/06/2022. REUTERS/Maxim Shemetov/Illustration

O Kremlin rejeitou nesta segunda-feira as afirmações de que deu calote em sua dívida externa pela primeira vez em mais de um século, após um período de carência para o pagamento de 100 milhões de dólares em juros.

Em uma ligação com repórteres, o porta-voz do Kremlin, Dmitry Peskov, disse que a Rússia fez os pagamentos de títulos com vencimento em maio, mas o fato de terem sido bloqueados pela Euroclear por causa das sanções ocidentais à Rússia “não é problema nosso”.

A Rússia tem lutado para cumprir os pagamentos de 40 bilhões de dólares de títulos pendentes desde sua invasão da Ucrânia em 24 de fevereiro, uma vez que as sanções abrangentes têm efetivamente cortado o país do sistema financeiro global e tornado seus ativos intocáveis para muitos investidores.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Rússia vem afirmando que tem dinheiro para pagar, chamando o calote de artificial já que as sanções impedem os detentores de títulos estrangeiros de receberem o dinheiro. Nesta segunda-feira, uma autoridade norte-americana disse que a inadimplência mostrou como as sanções estavam impactando dramaticamente a economia da Rússia.

Cerca da metade das reservas russas de ouro e moeda estrangeira – cerca de 300 bilhões de dólares – foram bloqueadas por sanções ocidentais impostas depois que Moscou enviou tropas para a Ucrânia.

“Nossa posição é bem conhecida. Nossas reservas estão bloqueadas ilegalmente e todas as tentativas de utilização dessas reservas também serão ilegais e equivaleriam a um roubo total”, disse Peskov

A Euroclear não respondeu imediatamente a um pedido de comentários.

Em outro passo para ampliar as sanções a Moscou, o governo britânico disse no domingo que o Reino Unido, os Estados Unidos, o Japão e o Canadá proibirão novas importações de ouro russo.

Publicidade