Últimas notícias

México: BC aumenta juro em 50 pb, a 7%, para conter inflação

A votação não foi unânime, com 1 entre os 5 dirigentes do BC votou por uma elevação mais agressiva

México: BC aumenta juro em 50 pb, a 7%, para conter inflação
Foto: Envato Elements

O Banco do México (Banxico) aumentou a taxa básica de juros em 50 pontos-base, a 7,0%, em decisão de política monetária divulgada nesta tarde. A votação não foi unânime, uma vez que uma entre os cinco dirigentes da autoridade monetária votou por uma elevação ainda mais agressiva, de 75 pontos-base.

Em comunicado, a instituição explica que levou em consideração a magnitude dos choques de inflação e os riscos de que eles contaminem a economia. O crescente desafio decorrente do aperto da política monetária no mundo também foi citado como fator que embasou a definição. O Banxico menciona ainda o agravamento do quadro inflacionário em meio à guerra na Ucrânia e aos surtos de covid-19 na China.

Segundo o BC mexicano, em abril, a inflação e o núcleo dela no México tiveram altas anuais de 7,68% e 7,22%, nos maiores níveis desde janeiro de 2001 e bem acima da meta de 3%. “As expectativas de médio prazo para ambos foram revisadas para cima, enquanto as para prazos mais longos permaneceram estáveis “em níveis acima da meta”, ressalta.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

Para as próximas reuniões, o Banxico diz que vai monitorar as pressões inflacionárias e que, dado o contexto complexo, “medidas mais enérgicas” contra o avanço dos preços poderão ser consideradas.