Últimas notícias

Petrobras convoca assembleia para 12 de abril para eleger conselheiros

  • A assembleia, prevista para o dia 12 de abril, foi convocada em meio ao processo de troca do CEO da companhia, Roberto Castello Branco, cujo mandato se encerra em 20 de março

(Reuters) – A Petrobras anunciou nesta quinta-feira a convocação de uma assembleia geral de acionistas para debater, dentre outros assuntos, a aprovação do nome de Joaquim Silva e Luna e outros indicados pelo governo para o conselho de administração.

A assembleia, prevista para o dia 12 de abril, foi convocada em meio ao processo de troca do CEO da companhia, Roberto Castello Branco, cujo mandato se encerra em 20 de março.

O presidente-executivo da estatal integra o conselho e é eleito pelos seus pares. A empresa não informou quem comandará a Petrobras após o encerramento do mandato de Castello Branco, uma vez que a assembleia ocorrerá após 20 de março.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A Reuters publicou anteriormente que a petroleira poderia ter um comando interino em função desse processo para a escolha do CEO.

Em nota separada, a Petrobras disse que recebeu ofício do Ministério de Minas e Energia com mais duas indicações de conselheiras de administração para a próxima assembleia.

As indicadas são Cynthia Santana Silveira, engenheira elétrica com trajetória profissional desenvolvida na indústria de óleo e gás, tendo atuado na francesa Total por 17 anos.

A outra indicada, Ana Silvia Corso Matte, é advogada e teve atuação em empresas como CSN, Sendas e Telsul, além da Light. Atualmente é membro especialista externo do Comitê de Pessoas e Governança da Vale e especialista externo do Comitê de Indicação e Avaliação da Copel.

Essas duas indicações, juntamente com as seis indicações divulgadas ao mercado em 8 de março de 2021, completam as indicações pela União de membros ao conselho.

Publicidade

Além das indicações divulgadas nesta quinta-feira, serão avaliados os nomes dos candidatos Eduardo Bacellar Leal Ferreira (para presidência do conselho), Joaquim Silva e Luna, Márcio Andrade Weber, Murilo Marroquim de Souza, Ruy Flaks Schneider e Sonia Julia Sulzbeck Villalobos.

Desses, somente dois nomes integram o conselho atual (Bacellar Leal e Flaks Schneider), uma vez que boa parte dos conselheiros manifestou sua intenção de deixar o colegiado, juntamente com a substituição de Castello Branco, após o presidente Jair Bolsonaro indicar um novo presidente-executivo por descontentamento sobre a política de preços da estatal.

Além disso, a empresa disse que o executivo Leonardo Pietro Antonelli concorrerá ao cargo de membro do conselho pelos minoritários.

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos