Últimas notícias

Rio Bravo: Projeção de PIB 2021 deve subir de 3,2% a 3,8%

(Estadão Conteúdo) – A Rio Bravo Investimentos está mais otimista com a atividade econômica no Brasil e deve elevar a projeção para o Produto Interno Bruto (PIB) de 2021 de 3,20% para 3,80% com a avaliação de que o impacto do recrudescimento da pandemia de covid-19 e do aumento de medidas restritivas não parece ter sido tão negativo quanto se esperava, explica o economista João Leal. Contudo, Leal pondera que permanece no radar o risco de uma terceira onda de contaminação no início do terceiro trimestre, que pode limitar a recuperação mais vigorosa prevista no cenário para a segunda metade do ano.

Diante do desempenho surpreendentemente positivo do varejo e de serviços em fevereiro, Leal já alterou a projeção de queda de 0,50% inicialmente prevista para o primeiro trimestre para alta de 0,40%. No segundo trimestre, o cenário ainda é de queda, de cerca de 0,50%, mas indicadores preliminares apontam que a “economia está voltando”, o que deve provocar revisão para estabilidade.

Mas, segundo Leal, pode estar se formando uma “tempestade perfeita” para uma nova onda de infecções, uma vez que as decisões políticas para a reabertura econômica ocorrem mesmo diante da situação crítica da doença e a vacinação dos grupos de risco só deve terminar em julho, em sua projeção.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

“Com essa reabertura que está se intensificando, e os dados da pandemia não apontam para essa liberdade, corremos risco grande de nova onda. Aí é discussão será política de novo. Se vai fechar a economia, e o que vai ser feito para evitar nova queda da atividade, se terão novas rodadas de auxílio emergencial… Vamos viver um limbo fiscal até fim do ano, até a vacinação avançar.”

Citando pressões já existentes no Congresso para a expansão do auxílio emergencial, Leal diz que o risco para novas exceções ao teto de gastos é razoável, sobretudo considerando que o benefício está previsto para acabar em julho, quando pode haver nova piora da pandemia. Mas ele avalia que a reação dos mercados e de agências de classificação de risco deve depender do tamanho do novo gasto, considerando sua necessidade em meio à pandemia.

“Mas, no longo prazo, considerando 2022, um período eleitoral, temos um risco muito grande de ficar em um limbo em que não sabemos se o governo está realmente se importando com o teto de gastos, se vai ser rompido ou não.”