Últimas notícias

Tencent entrega US$ 16,4 bi de participação na JD.com para acionistas

A empresa, que investiu pela primeira vez em 2014, disse que era o momento certo para o desinvestimento

Tencent entrega US$ 16,4 bi de participação na JD.com para acionistas
Foto: REUTERS/Tingshu Wang

A empresa chinesa de jogos e mídia social Tencent vai pagar 16,4 bilhões de dólares em dividendos ao distribuir a maior parte de sua participação na JD.com, enfraquecendo seus laços com a empresa de comércio eletrônico e levantando questões sobre seus planos para outras participações.

A Tencent disse nesta quinta-feira que vai transferir 127,69 bilhões de dólares de Hong Kong (16,37 bilhões dólares) de sua participação na JD.com para os acionistas, reduzindo sua participação na segunda maior empresa de comércio eletrônico da China de cerca de 17% para 2,3%, perdendo o lugar para o Walmart como maior acionista da JD.com.

A dona do WeChat, que investiu pela primeira vez na JD.com em 2014, disse que era o momento certo para o desinvestimento, visto que a empresa de e-commerce atingiu um estágio em que pode autofinanciar seu crescimento. Reguladores chineses bloquearam este ano a fusão proposta pela Tencent, de 5,3 bilhões de dólares, envolvendo os dois principais sites de streaming de videogame do país, ordenando que a companhia encerrasse acordos de direitos autorais de música exclusivos. Os reguladores também afirmaram que o WeChat transferiu ilegalmente dados de usuários.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

As ações da JD.com chegaram a despencar 11,2% nas negociações de Hong Kong nesta quinta-feira, a maior queda percentual diária desde a estreia em junho de 2020, antes de fecharem em baixa de 7%. As ações da Tencent, a empresa listada mais valiosa da Ásia, subiram 4,2%.

As empresas disseram que continuarão a ter um relacionamento comercial, incluindo um acordo de parceria estratégica em curso, embora o presidente da Tencent, Martin Lau, se desligue do conselho da JD.com imediatamente. Os acionistas da Tencent terão direito a uma ação da JD.com para cada 21 ações que possuírem.

A Tencent optou por distribuir as ações da JD como um dividendo em vez de vendê-las no mercado em uma tentativa de evitar uma queda acentuada no preço dos papéis, bem como uma alta tributação, acrescentou uma fonte.

O investidor em tecnologia Prosus, que é o maior acionista da Tencent com uma participação de 29% e é controlado pela Naspers, da África do Sul, receberá a maior parte das ações da JD.com. O Walmart possui uma participação de 9,3% na JD.com, de acordo com a empresa chinesa.