Mercado

Confira o funcionamento da Bolsa e dos bancos no feriado de Natal

Natal não será em dia útil, porém operações na véspera, sexta-feira, serão afetadas

Confira o funcionamento da Bolsa e dos bancos no feriado de Natal
Bolsa vai fechar apenas em feriados nacionais em 2022. (Foto: REUTERS/Amanda Perobelli/File Photo)
  • Na B3, durante a sexta-feira (24), haverá negociação e registro de câmbio apenas até às 11h30, mas sem compensação e liquidação
  • O pregão de ações, as negociações nos mercados de renda variável e de renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do mercado de empréstimo de ativos, estarão suspensos na Véspera de Natal
  • Já os funcionamentos dos bancos, conforme informado pela Febraban, terá um horário especial no dia 24 de dezembro

O Natal é um feriado nacional e será comemorado no próximo sábado (25). Apesar da data não cair num dia útil neste ano, o funcionamento de bancos e da Bolsa de Valores será afetado e terá um horário especial na sexta-feira (24).

Na B3 haverá negociação e registro de câmbio apenas até às 11h30, mas sem compensação e liquidação. Ainda na véspera de Natal, as operações de títulos do agronegócio serão registradas com horário reduzido, encerrando-se às 12h. O pregão de ações, as negociações nos mercados de renda variável e de renda fixa privada, ETFs de renda fixa e de derivativos listados, além do mercado de empréstimo de ativos, estarão suspensos na sexta-feira (24).

As atividades da Bolsa de Valores brasileira serão normalizadas na segunda-feira (27).

Funcionamento dos bancos

Já o funcionamento dos bancos, conforme informado pela Federação Brasileira dos Bancos (Febraban), terá um horário especial de atendimento na sexta-feira (24).

  • Estados com horário igual ao de Brasília-DF funcionarão das 9h às 11h (horário de Brasília)
  • Estados com diferença de 1 hora em relação à Brasília-DF funcionarão das 8h às 10h (9h às 11h no horário de Brasília)
  • Estados com diferença de 2 horas em relação à Brasília-DF funcionarão das 8h às 10h (10h às 12h no horário de Brasília)

É importante lembrar que as agências bancárias não funcionam em feriados oficiais, sejam eles municipais, estaduais ou federais. Dessa forma, os bancos não funcionarão nos dias de Natal (25/12) e Confraternização Universal (01/01).

Pagamento de contas durante o feriado

Os carnês e contas de consumo (como água, energia, telefone etc.) vencidos no feriado poderão ser pagos sem acréscimo no dia útil seguinte. Normalmente, os tributos já estão com as datas ajustadas ao calendário de feriados, sejam federais, estaduais ou municipais.

Publicidade

Invista em oportunidades que combinam com seus objetivos. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

A população poderá utilizar os meios eletrônicos de atendimento bancário, como mobile e internet banking, caixas eletrônicos, banco por telefone e correspondentes para fazer transações financeiras.

“Mesmo durante feriados, os canais digitais e caixas eletrônicos estão disponíveis e oferecem praticamente a totalidade das transações financeiras do sistema bancário”, ressalta o diretor-adjunto de serviços da Febraban, Walter Tadeu de Faria.

Os clientes também podem agendar os pagamentos das contas de consumo ou pagá-las (as que têm código de barras) nos próprios caixas automáticos. Já os boletos bancários de clientes cadastrados como sacados eletrônicos poderão ser agendados ou pagos por meio do DDA (Débito Direto Autorizado).

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos