Publicidade

Educação Financeira

Como limpar nome sujo: tudo o que você precisa

Mais de 65 milhões de brasileiros estão com o nome "sujo", o que corresponde a 40% da população

Como limpar nome sujo: tudo o que você precisa
Mais de 65 milhões de brasileiros estão com o nome "sujo", o que corresponde a 40% da população. Veja aqui como limpar nome sujo. Foto: Shutterstock
  • O nome sujo pode gerar restrições e redução do score em órgãos de proteção de crédito, deixando os financiamentos mais caros e dificultando o aluguel de um imóvel, por exemplo
  • A melhor oportunidade para limpar o nome são os eventos promovidos pelos órgãos de proteção ao crédito em parceria com algumas empresas

Mais de 65 milhões de brasileiros estão com o nome “sujo”o que corresponde a 40% da população, segundo o último Mapa da Inadimplência e Renegociação de Dívidas no Brasil realizado pela Serasa.

Para essas pessoas, saber como limpar nome sujo é muito mais que uma questão de honra, já que garante empréstimos mais baratos e facilita a realização de negócios.

Confira tudo o que você precisa saber para limpar seu nome.

O que acontece quando a pessoa está com o nome sujo?

Bancos podem se recusar a abrir conta ou conceder cartão de crédito para CPFs que estejam negativados. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

O nome sujo pode gerar restrições e redução do score em órgãos de proteção de crédito, deixando os financiamentos mais caros e dificultando o aluguel de um imóvel, por exemplo. 

Publicidade

Conteúdos e análises exclusivas para ajudar você a investir. Faça seu cadastro na Ágora Investimentos

No entanto, não é permitido que seja realizada qualquer prática discriminatória com quem tem o nome negativado.

A pessoa com o nome sujo não pode ser impedida de ser contratada por empresa privada ou aprovada em concurso público, nem de tirar passaporte e visto. 

“A abertura de conta em banco pode ser mais custosa e o crédito escasso, mas hoje em dia também é possível”, comenta Fernando Xavier, diretor-executivo (CEO) da BuscaJuris.

Como limpar nome sujo?

É possível checar se o Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) está com restrição e realizar os processos de como limpar nome sujo, de forma gratuita, por meio de sites e aplicativos dos órgãos de proteção ao crédito. Os principais são Serasa, Boa Vista SCPC e SPC Brasil.

Cada serviço cobre um número de empresas, o que significa que, mesmo que não conste em um cadastro, o nome pode estar negativado em outro.

A melhor oportunidade para limpar o nome são os eventos promovidos pelos órgãos de proteção ao crédito em parceria com algumas empresas.

Publicidade

“Nessas ocasiões são oferecidos descontos atrativos para regularizar a situação”, explica Xavier. O empréstimo só vale a pena para quitar o débito quando o custo do financiamento é inferior aos juros da dívida.

Não reconheço a dívida: o que fazer?

Somente a própria empresa pode solicitar a inclusão do nome na Serasa ou em qualquer órgão de proteção ao crédito.

Dessa forma, o consumidor deve contestar a dívida diretamente na suposta credora para que exclua o CPF da lista de restrição e repare o erro.

Caso a pessoa tenha feito o pagamento do valor da dívida para limpar o nome, tem direito a receber o dobro do valor cobrado indevidamente, de acordo com o Código de Defesa do Consumidor (CDC). 

“Além disso, existe a possibilidade de indenização por danos morais, a ser analisada caso a caso pelo Judiciário”, reforça Xavier.

Posso limpar o CPF sem pagar a dívida toda?

A dívida renegociada retira o nome da pessoa da lista de restrição de crédito. (Fonte: Shutterstock/Reprodução)

Para quem se fez essa pergunta, sim, é possível retirar o CPF da lista de restrição mesmo sem pagar toda a dívida. 

“É importante procurar realizar a renegociação para que, após o pagamento de ao menos uma parte do valor devido, o nome não seja incluído ou seja retirado o quanto antes”, orienta o CEO da BuscaJuris.

Publicidade

Se a cobrança ou a renegociação forem realizadas por algum terceiro, o consumidor deve ficar atento para não cair em golpes. É necessário se certificar de que ele tem realmente poderes para negociar a quitação da dívida em nome da empresa responsável pelo gerenciamento do débito.

Quanto tempo demora para sujar e limpar o nome?

Não há um prazo mínimo para o nome ficar sujo depois de haver uma dívida. Teoricamente, a empresa pode negativar o consumidor inadimplente logo após o vencimento da conta.

“Na prática, as empresas optam por aguardar ao menos 15 dias para enviar a dívida para os órgãos de proteção ao crédito”, diz Xavier.

Depois que a dívida é quitada ou é realizado o primeiro pagamento das parcelas de renegociação, a empresa tem cinco dias úteis para limpar o nome da pessoa. Se o consumidor deixar de pagar o restante das parcelas, o CPF pode ser negativado novamente.

É verdade que o nome fica limpo depois de 5 anos?

Mesmo sem pagamento, depois de cinco anos o nome é excluído dos órgãos de proteção de crédito e volta a ficar limpo de forma automática. No entanto, isso não significa o perdão da dívida. O consumidor continua em débito com a empresa e pode ser cobrado na Justiça.

Web Stories

Ver tudo
<
>

Informe seu e-mail

Faça com que esse conteúdo ajude mais investidores. Compartilhe com os seus contatos