Empresas de tecnologia altamente valorizadas como Microsoft Corp, Alphabet Inc, Apple Inc, Amazon.com Inc e Facebook Inc caíam entre 0,6% e 2,4%.
Todos os 11 principais setores do S&P 500 recuavam, com tecnologia, serviços de comunicação e consumo discricionário em queda de mais de 1,5% cada.
“Quando se tem máximas recordes e o mercado recua, aqueles que tentem a liderar as perdas são em geral as ações ´high-beta´, como as de tecnologia”, disse Randy Frederick, vice-presidente de negociação e derivativos da Charles Schwab.
“High beta” é uma característica atribuída a ativos que se movem mais acentuadamente em relação a um ativo de referência do mercado.
O setor de tecnologia também é considerado de crescimento –ou seja, mostra maior expansão de lucros e fluxo de caixa em relação à média do mercado– e teve desempenho melhor durante os piores momentos da pandemia. Isso elevou seu “valuation” e deixou suas ações com “gordura para queimar” num cenário de reabertura da economia –que tende a privilegiar papéis de setores cíclicos.
Às 11:46 (horário de Brasília), o índice Dow Jones caía 0,67%, a 33.886 pontos, enquanto o S&P 500 perdia 0,964781%, a 4.152 pontos.
O índice de tecnologia Nasdaq recuava 1,95%, a 13.625 pontos. Na mínima, o índice caiu 2,28%.